quarta-feira, 28 de março de 2012

Exercícios de leitura, interpretação e redação para 5º e 6º ano

Como é a serpente peçonhenta

 

Há no mundo aproximadamente 2.700 espécies de serpentes conhecidas, que estão espalhadas pelos cinco continentes, ilhas e mares, desde a linha do Equador até próximo dos círculos polares. Nas regiões tropicais, o número de espécies aumenta. No Brasil há cerca de 260 espécies, distribuídas por todo o território. Elas estão agrupadas em nove famílias, e só duas são peçonhentas. Peçonhentos são os animais que produzem substância tóxica, veneno, e apresentam um aparato especializado para injetá-lo. Não-peçonhentos são os animais que, apesar de produzirem substância tóxica (veneno), não apresentam esse aparato. A identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas é feita pela presença da fosseta loreal (orifício entre os olhos e a narina), associada ao tipo de dentição. De modo geral, toda serpente com fosseta loreal e colorido vermelho, preto e branco (ou amarelado) na forma de anéis no corpo e com presas na parte anterior da boca é peçonhenta, com exceção das falsas corais que, apesar do colorido vermelho, não são peçonhentas.

(Folhinha, 20/04/2002)

1. Segundo o texto, qual a diferença entre cobras peçonhentas e não peçonhentas?

(A) As peçonhentas possuem um aparato para injetar veneno e as não peçonhentas não têm.

(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.

(C ) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.

(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.

 

2. A falsa coral é confundida com as serpentes peçonhentas porque também

(A) tem fosseta loreal.

(B) tem veneno.

(C ) tem coloração vermelha.

(D) é feroz.

 

3. O que significa a palavra orifício que aparece no texto?

(A) Saliência.

(B) Verruga.

(C ) C alo.

(D) Buraquinho.

 

4. As serpentes são encontradas, em maior número,

(A) em todas as regiões do planeta.

(B) em regiões de clima quente.

(C ) apenas em regiões de clima temperado.

(D) apenas em regiões de clima frio.

 

5. Qual o propósito deste texto?

(A) Contar uma história.

(B) Vender um produto.

(C ) Informar sobre as serpentes.

(D) Ensinar a fazer alguma coisa.

 

 

Instrução específica para a Redação:

 

1. Faça um rascunho de 15 a 20 linhas.

2. Passe o rascunho a limpo com letra regular e legível.

Crie uma história mostrando a aventura que os dois meninos viveram depois do momento que fizeram essa grande descoberta na praia.

Não se esqueça de dar um título para sua história.

 

PROPOSTA

Dois meninos gostavam de viver grandes aventuras. Eles moravam a beira de um lago e todas as tardes iam à praia brincar. Um dia, ao olhar por uma luneta, um dos meninos viu algo impressionante boiando no meio do lago...

Leitura e interpretação para  5º e 6º ano

O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.

Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.

Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento.

Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.

O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993. Suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. Adaptado pelas autoras. In:HELENA, Maria; Bernadette. Novo Tempo: Português. São Paulo: Scipione, 1999. v. 1, p. 31.

 

O bicho-pau se parece com

(A) florzinha seca.    (B) folhinha verde.    (C) galhinho seco.    (D) raminho de planta.

 

Bula de remédio

VITAMIN

COMPRIMIDOS

embalagens com 50 comprimidos

COMPOSIÇÃO

Sulfato ferroso .................... 400 mg

Vitamina B1 ........................ 280 mg

Vitamina A1 ........................ 280 mg

Ácido fólico ......................... 0,2 mg

Cálcio F .............................. 150 mg

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.

É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.

INDICAÇÕES

No tratamento das anemias.

CONTRA-INDICAÇÕES

Não deve ser tomado durante a gravidez.

EFEITOS COLATERAIS

Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.

POSOLOGIA

Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.

LABORATÓRIO INFARMA S.A.

Responsável - Dr. R. Dias Fonseca

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1999. v. 2, p. 184.

 

No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:

(A) as situações contra-indicadas do remédio.

(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.

(C) os elementos que formam o remédio.

(D) os produtos que causam anemias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chapeuzinho Amarelo

 

Era a Chapeuzinho amarelo

Amarelada de medo.

Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.

       5        Em festa não aparecia.

Não subia escada

nem descia.

Não estava resfriada,

mas tossia.

      10      Ouvia conto de fada e estremecia.

Não brincava mais de nada,

nem amarelinha.

Tinha medo de trovão.

Minhoca, pra ela, era cobra.

      15      E nunca apanhava sol,

porque tinha medo de sombra.

Não ia pra fora pra não se sujar.

Não tomava banho pra não descolar.

Não falava nada pra não engasgar.

       20     Não ficava em pé com medo de cair.

Então vivia parada,

Deitada, mas sem dormir,

Com medo de pesadelo.

HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

O texto trata de uma menina que

(A) brincava de amarelinha.

(B) gostava de festas.

(C) subia e descia escadas.

(D) tinha medo de tudo.

 

A raposa e as uvas III

 

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor,

sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.

"Que delícia", pensou a raposa, "era disso que eu precisava para adoçar a

minha boca". E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.

Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: "Aposto que estas

uvas estão verdes."

Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que

querem, culpam as circunstâncias.

(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

 

 

A frase que expressa uma opinião é:

(A) "a raposa passeava por um pomar." (l. 1)

(B) "sua atenção foi capturada por um cacho de uvas." (l. 2)

(C) "a raposa afastou-se da videira" (l. 5)

(D) "aposto que estas uvas estão verdes" (l. 5-6)


 

EVA FURNARI

 

EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari

nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São

Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas – e não causa

estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos

e personagens para habitá-Ios...

Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes

Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de

Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de

Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios

tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.

Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal,

isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980,

Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro

Infantil e Juvenil -FNLlJ.

Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o

Jabuti de "Melhor Ilustração" --Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986)

e Anjinho (1998) --setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de

sua obra.

http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html

 

A finalidade do texto é

(A) apresentar dados sobre vendas de livros.

(B) divulgar os livros de uma autora.

(C) informar sobre a vida de uma autora.

(D) instruir sobre o manuseio de livros.

 

O hábito da leitura

"A criança é o pai do homem". A frase, do poeta inglês William Wordsworth,

ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando

criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser

uma mania prazerosa, um passatempo.

Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares,

conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal,

gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do

Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas,

mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um

projeto de leitura?

CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004, p. 7.

 

No trecho "Ele leva ao mundo inteiro" (l. 8), a palavra sublinhada refere-se ao:

(A) carteiro.

(B) jornal.

(C) livro.

(D) poeta.

 

A raposa e as uvas

Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com

muita vontade de apanhar as uvas para comer.

Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.

Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:

— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...

Ruth Rocha. Fábula de Esopo. São Paulo: FTD, 1992.

O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que

(A) as uvas ainda estavam verdes.

(B) a parreira era muito alta.

(C) a raposa não quis subir na parreira.

(D) as uvas eram poucas.

 

               Pepita a piaba

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

Mas Pepita não gostava de ser assim.

Ela queria ser grande... bem grandona...

Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas

nada... Continuava miudinha.

– O que é isso? Uma rede?

Uma rede no rio! Os pescadores!

Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...

Mas... muitos peixes ficaram presos na rede.

E Pepita?

Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!

CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.

No trecho "Lá no fundo do rio, vivia Pepita" (l. 1), a expressão sublinhada dá idéia de

(A) causa.

(B) explicação.

(C) lugar.

(D) tempo.

Feias, sujas e imbatíveis

(fragmento)

 

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no

deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?

Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do

verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por

um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o

calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem

mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao

acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

No trecho "Vai encarar?" (ℓ. 2), o ponto de interrogação tem o efeito de

(A) apresentar.  (B) avisar.  (C) desafiar.  (D) questionar.

 

TELEVISÃO

Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.

Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.

O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.

Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.

Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.

Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.

Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.

Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.

Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.

PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever.  1. ed. São Paulo, Ática, 2001, p. 26-27.

 

O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:

 

(A) "Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas."

(B) "Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade..."

(C) "Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão."

(D) "Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma..."