quarta-feira, 28 de março de 2012

Exercícios de leitura, interpretação e redação para 5º e 6º ano

Como é a serpente peçonhenta

 

Há no mundo aproximadamente 2.700 espécies de serpentes conhecidas, que estão espalhadas pelos cinco continentes, ilhas e mares, desde a linha do Equador até próximo dos círculos polares. Nas regiões tropicais, o número de espécies aumenta. No Brasil há cerca de 260 espécies, distribuídas por todo o território. Elas estão agrupadas em nove famílias, e só duas são peçonhentas. Peçonhentos são os animais que produzem substância tóxica, veneno, e apresentam um aparato especializado para injetá-lo. Não-peçonhentos são os animais que, apesar de produzirem substância tóxica (veneno), não apresentam esse aparato. A identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas é feita pela presença da fosseta loreal (orifício entre os olhos e a narina), associada ao tipo de dentição. De modo geral, toda serpente com fosseta loreal e colorido vermelho, preto e branco (ou amarelado) na forma de anéis no corpo e com presas na parte anterior da boca é peçonhenta, com exceção das falsas corais que, apesar do colorido vermelho, não são peçonhentas.

(Folhinha, 20/04/2002)

1. Segundo o texto, qual a diferença entre cobras peçonhentas e não peçonhentas?

(A) As peçonhentas possuem um aparato para injetar veneno e as não peçonhentas não têm.

(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.

(C ) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.

(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.

 

2. A falsa coral é confundida com as serpentes peçonhentas porque também

(A) tem fosseta loreal.

(B) tem veneno.

(C ) tem coloração vermelha.

(D) é feroz.

 

3. O que significa a palavra orifício que aparece no texto?

(A) Saliência.

(B) Verruga.

(C ) C alo.

(D) Buraquinho.

 

4. As serpentes são encontradas, em maior número,

(A) em todas as regiões do planeta.

(B) em regiões de clima quente.

(C ) apenas em regiões de clima temperado.

(D) apenas em regiões de clima frio.

 

5. Qual o propósito deste texto?

(A) Contar uma história.

(B) Vender um produto.

(C ) Informar sobre as serpentes.

(D) Ensinar a fazer alguma coisa.

 

 

Instrução específica para a Redação:

 

1. Faça um rascunho de 15 a 20 linhas.

2. Passe o rascunho a limpo com letra regular e legível.

Crie uma história mostrando a aventura que os dois meninos viveram depois do momento que fizeram essa grande descoberta na praia.

Não se esqueça de dar um título para sua história.

 

PROPOSTA

Dois meninos gostavam de viver grandes aventuras. Eles moravam a beira de um lago e todas as tardes iam à praia brincar. Um dia, ao olhar por uma luneta, um dos meninos viu algo impressionante boiando no meio do lago...

Nenhum comentário:

Postar um comentário