sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Avaliação de leitura e interpretação de textos – ensino médio.

Leia os textos com atenção e responda as questões.

Texto 1

Escrever não dói

Uma professora de segundo ano que trabalha com alfabetização me contou que, na sala em que ela dá aulas, há alguns alunos que não querem, de maneira alguma, escrever. Eles dizem que dá muito trabalho, que cansa as mãos etc. Eles dão todo tipo de justificativa para evitar o exercício da escrita. E não se trata de crianças que ainda não alcançaram o domínio da leitura. Apesar de não serem leitores fluentes, eles já conseguem ler e entender o sentido do que leem. E gostam de ler. Mas escrever....

            A professora, corajosa e batalhadora, não desiste: cria todo o tipo de estratégia para fazer com que esse grupo de alunos enfrente o trabalho da escrita. Frente à insistência da professora, um aluno a desafiou.

(...)

            "Professora, se eu só vou escrever em computador e em tablet, por que tenho que aprender a fazer essas letras desenhadas?". E você pensa, caro leitor, que o menino parou aí?

Não! Ele prosseguiu. "E no computador tem corretor de palavras, então eu nem preciso escrever tudo certinho porque ele corrige quando eu escrevo errado."

(...)

            Isso me lembrou de uma informação que foi notícia no ano passado e que rendeu muitas

análises e discussões, pelo menos no meio acadêmico. Nos Estados Unidos, alguns estados já

aboliram a obrigatoriedade do ensino da letra cursiva no ensino fundamental. E tudo indica que

o próximo passo será banir de vez a prática.

            A escrita é um meio de comunicação. Por meio dela expressamos nossos pensamentos e nos comunicamos. Esse é um tipo de linguagem que coloca as pessoas em contato umas com as outras: pode ser um recado, a manifestação de um sentimento, pode ser muita coisa. Mas, se a escrita pode ser digital, por que é importante a escrita a mão? Em primeiro lugar, porque a substituição de uma pela outra empobrece o mundo e a variedade das linguagens. Se

podemos ter os dois tipos, por que vamos escolher ficar apenas com um deles? A existência da arte digital, um tipo de linguagem, não nos faz pensar na substituição dos quadros, não é verdade? Ficamos com as duas formas de expressão.

            Em segundo lugar, porque a escrita digital restringe sobremaneira as possibilidades de comunicação com as pessoas. Quantas delas há no mundo, em nosso país, em nossa cidade, em nosso grupo de convivência, que não têm acesso a essa tecnologia?

 

A linguagem escrita e seu aprendizado são partes integrantes e importantes do exercício da cidadania. Não se trata apenas, portanto, da aprendizagem de um código. É bem mais do que isso.

(...) (Rosely Sayão. Folha de S. Paulo, 29/5/2012.)

 

Texto 2

O parto da escrita

            No "Equilíbrio" da última terça, Rosely Sayão veio em socorro de uma professora cujos alunos em fase de alfabetização se recusam a escrever manualmente. De acordo com os diabretes, fazê-lo seria uma inutilidade, já que o teclado é hoje onipresente. A colunista defende a escrita manual e, mais especificamente, a letra cursiva, afirmando que sua preservação é uma questão de cidadania, já que existem ainda muitas pessoas que não têm acesso à tecnologia.

            Em grandes linhas, concordo com a psicóloga, mas tenho uma ou duas coisinhas a

acrescentar. Rabiscar caracteres a mão – pode ser em letra de forma; eu não colocaria tanta

ênfase na cursiva – parece ser um elemento importante para que as crianças dominem o

código alfabético.

            O problema é que, ao contrário da linguagem falada, que é um item de fábrica no ser humano (não há bando que não disponha de um idioma), a escrita, com seus 5.500 anos, é uma invenção relativamente moderna e rara. Não surgiu mais do que três ou quatro vezes ao

longo da história.

            Nossas mentes, forjadas para uma existência pré-histórica, não lidam tão bem com esse

código. Trabalhos de neurocientistas como Maryanne Wolf e Stanislas Dehaene mostram que

o ato de ler implica reprogramar o cérebro, integrando, com a criação de conexões neuronais,

estruturas especializadas em percepção visual, processamento léxico e fonológico e cognição. Essas novas sinapses permitem que áreas tão diversas sejam cooptadas para trabalhar com harmonia e rapidez, nos dando a falsa impressão de que ler é natural. Uma outra neurocientista, Karin Harman James, sustenta que a escrita manual, o desenhar das letras, ao acrescentar uma dimensão motora a essa sinfonia, contribui para catalisar o aprendizado e fixar melhor os elementos da escrita na memória.

            A pergunta não é se jovens precisam escrever a mão, mas a partir de que idade podem

deixar de fazê-lo.

(Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 1/6/2012.)

 

QUESTÃO 1

Compare os títulos dos dois textos e examine as afirmações seguintes.

I. Os dois títulos sugerem que escrever a mão é uma habilidade natural do ser humano.

II. O título do texto 1 sugere que não se deve resistir à escrita manual.

III. O título do texto 2 sugere que a aprendizagem da escrita é um processo complexo.

IV. No título do texto 1, "escrever" foi empregado em sentido amplo, como escrita manual

ou digital e, no título do texto 2, "escrita" designa tão somente a escrita manual

 

Está correto o que se afirma apenas em

a) I.         b) II.    c) I e II.      d) II e III.         e) III e IV.

 

QUESTÃO 2

Na frase "Mas escrever..." do texto 1, justifica-se o uso de reticências para

a) solicitar a participação do leitor, deixando-o livre para dar continuidade ao texto.

b) indicar que o que foi suprimido não interessa ao leitor.

c) indicar que o que foi suprimido está pressuposto.

d) expressar a hesitação da autora frente ao tema proposto.

e) sugerir que não há solução para o problema exposto.

 

QUESTÃO 3

"A existência da arte digital, um tipo de linguagem, não nos faz pensar na substituição dos".

quadros, não é verdade?"

No texto 1, a finalidade do comentário acima é

a) justificar que uma forma de expressão – como a escrita digital – não substitui a outra –

como a escrita a mão.

b)mostrar que a escrita a mão ajuda a desenvolver habilidades artísticas.

c) declarar que a arte digital não tem a qualidade da arte manual.

d) deixar subentendido que a escrita a mão é uma arte como a pintura.

e)mostrar que mesmo a arte digital necessita de um suporte físico, como os quadros, para

ser devidamente apreciada.

 

 

QUESTÃO 4

A autora do texto 1 considera que a preservação da escrita manual é uma questão de

cidadania porque

a) escrever manualmente é mais fácil do que usar o computador.

b) desenvolve a coordenação motora dos aprendizes.

c) revela que os alunos acatam as estratégias de ensino propostas pela escola.

d) facilita a comunicação dos alunos entre si e entre alunos e professores.

e) permite a comunicação com e entre pessoas que não têm acesso à tecnologia.

RESOLUÇÃO

 

QUESTÃO 5

Em que aspecto o autor do texto 2 não concorda em linhas gerais com a autora do texto 1?

a) Na defesa da necessidade de praticar escrita manual.

b)Na ênfase da necessidade de praticar a letra cursiva.

c) Na consideração de que a preservação da escrita manual seja uma questão de cidadania.

d)Na declaração de que a abolição da escrita de mão signifique empobrecimento das

possibilidades de comunicação.

e)Na comparação entre escrita e arte.

 

QUESTÃO 6

O autor do texto 2, ao afirmar que a linguagem falada é um "item de fábrica", está querendo

dizer que

a) não é preciso frequentar uma escola para aprender a falar.

b) não há ser humano incapaz de aprender a falar.

c) na comunicação, falar é mais importante do que escrever.

d) a capacidade para aprender a falar um idioma é inata no ser humano.

e) quem não domina a linguagem falada é incapaz de dominar a escrita.

 

 

QUESTÃO 7

No texto 2, a afirmação de que a escrita "não surgiu mais do que três ou quatro vezes ao

longo da história" foi apresentada como uma evidência de que

a) não é tão necessária quanto a fala.

b) ainda constitui um processo rudimentar, a ser aprimorado pelo homem.

c) não é uma atividade natural e fácil ao cérebro humano.

d) somente alguns povos têm facilidade inata para a escrita.

e)muitos idiomas ainda não possuem escrita.

 

QUESTÃO 8

Segundo informações de estudos neurológicos apresentados no texto 2, a prática da escrita

manual, isto é, de desenhar letras a mão,

a) aprimora a linguagem oral.

b) auxilia na aprendizagem da escrita em geral, manual ou digital.

c)melhora a coordenação motora em geral.

d) impede que o cérebro se reprograme para a escrita digital.

e) não tem efeitos na aprendizagem da leitura.

 

QUESTÃO 9

Ao concluir o texto com a frase "A pergunta não é se jovens precisam escrever a mão, mas".

a partir de que idade podem deixar de fazê-lo.", o autor do texto 2

a) demonstra compreender as razões que levam os alunos a não quererem escrever a mão,

já que dispõem de tecnologia avançada.

b) embora defenda que os alunos devam aprender a escrita manual, considera que essa

prática deva ser realizada por um curto período de tempo.

 

c) defende a necessidade de os alunos, a partir de um determinado estágio da vida escolar,

praticarem a escrita digital.

d) revela preocupação com a ausência de um planejamento escolar que contemple, a um só

tempo, a escrita manual e digital.

e) deixa claro seu ponto de vista de que é necessária a prática da escrita a mão durante a

alfabetização e, possivelmente, não apenas durante este período inicial.

 

QUESTÃO 10

"O problema é que, ao contrário da linguagem falada, que é um item de fábrica no ser".

humano (não há bando que não disponha de um idioma), a escrita, com seus 5.500 anos, é

uma invenção relativamente moderna e rara."

No período acima, o trecho "O problema é que" é complementado pela oração

a) "que é um item de fábrica no ser humano".

b) "não há bando que não disponha de um idioma".

c) "a escrita, com seus 5.500 anos, é uma invenção relativamente moderna e rara".

d) "ao contrário da linguagem falada".

e) "com seus 5.500 anos".

 

QUESTÃO 11

"Nossas mentes, forjadas para uma existência pré-histórica, não lidam tão bem com esse".

código."

Sem alterar o sentido do período, o trecho em negrito poderia ser modificado para

a) se foram forjadas para uma existência pré-histórica.

b) quando foram forjadas para uma existência pré-histórica.

c) embora tenham sido forjadas para uma existência pré-histórica.

d) portanto forjadas para uma existência pré-histórica.

e) porque foram forjadas para uma existência pré-histórica.

 

SE UM DIA

TE CHAMAREM

DE NINGUÉM

FIQUE FELIZ

NINGUÉM É

PERFEITO

 

QUESTÃO 12

O efeito de humor foi criado

a) pelos erros ortográficos.

b) pelo uso de "Ninguém" como nome próprio.

c) pelo uso de "Ninguém" como pronome.

d) pela apresentação de versos que não rimam.

e) pela oposição entre linguagem verbal e não verbal.

 

QUESTÃO 13

Na imagem, não há sinais de pontuação depois de "NINGUÉM" e "FELIZ". Para que o texto

seja adequadamente pontuado nesses dois locais, deve-se acrescentar

a) uma só vírgula, depois de "NINGUÉM".

b) dois pontos finais.

c) ou duas vírgulas ou dois pontos finais.

d) vírgula depois de "NINGUÉM" e ponto final depois de "FELIZ".

e) ponto final depois de "NINGUÉM" e vírgula depois de "FELIZ".

 

QUESTÃO 14

Examine as afirmações seguintes sobre o texto.

I. Há mistura da segunda e da terceira pessoas do singular.

II. Há erros de acentuação das palavras.

III. Há termos de gíria.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.   b) II, apenas.    c) III, apenas.    d) I e II, apenas.   e) I, II e III.

 

QUESTÃO 15

Examine as interpretações da última frase do texto.

I. No mundo há pessoas piores e melhores do que você.

II. Quem o considerou uma pessoa qualquer é um ser imperfeito, sujeito a julgamentos

equivocados.

III. Você é perfeito.

IV. Você é imperfeito como todas as demais pessoas.

Justificariam o conselho "Fique feliz", dado ao receptor da mensagem, apenas

a) I.    b) II.   c) III.    d) I, II e III.    e) I, II e IV.

 

1D, 2C, 3A, 4E, 5B,6D, 7C, 8B, 9E, 10C, 11E, 12B, 13 D, 14A, 15C. 

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