terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Avaliação de leitura  –  9º ano do Ensino Fundamental

 

GOL CONTRA A NATUREZA

Uma área maior que dois campos de futebol é destruída por minuto no cerrado

 

Rico e ameaçado. Assim é o cerrado. A cada minuto, é destruída uma área equivalente a 2,6 campos de futebol na região, um ritmo de devastação dez vezes maior do que o da Mata Atlântica. Os dados – parte de um estudo feito pela Conservação Internacional, uma organização não-governamental voltada para a preservação do meio ambiente – indicam que o cerrado pode desaparecer até 2030 caso a destruição continue igual à que se vê hoje.

Pelas características de seu terreno e por ser fácil de desmatar, o cerrado é considerado um bom lugar para a agricultura e a pecuária. E é isso que o põe em risco. A destruição desse bioma começou na década de 1960, quando a construção de estradas facilitou a chegada de muitos criadores de gado. Pouco depois, na década de 1980, foi a vez de as plantações invadirem a região. Com a agricultura mecanizada de soja, algodão, milho e girassol, a vegetação nativa foi rapidamente removida.

Dos 204 milhões de hectares ocupados pelo cerrado no passado, a maior parte já foi desmatada. Da área que sobrou, metade foi bastante modificada pelo homem e não conserva as características e a variedade de plantas e animais originais. A cada ano, estima-se que dois milhões de hectares do cerrado são desmatados, sendo que as áreas mais afetadas estão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, além do oeste da Bahia.

Se a degradação continuar, no entanto, o cerrado pode desaparecer até 2030. Já imaginou que perda isso representaria para o Brasil e o mundo? Pois é para reverter esse quadro que, há três anos, pesquisadores da Conservação Internacional procuram formas de recuperar as áreas já afetadas e evitar a destruição de outros ambientes.

Esses profissionais, por exemplo, estudam a vegetação nativa por meio de imagens enviadas por satélite e, assim, podem descobrir onde está ocorrendo o desmatamento e elaborar uma estratégia de conservação.

Segundo os pesquisadores, é necessário ainda acabar com as queimadas, reduzir a caça aos animais selvagens e impedir que mais áreas sejam desmatadas para a agricultura. Só assim será possível preservar as milhares de espécies que vivem no cerrado!

CHAGAS, Catarina).

 

1. Os dados das pesquisas apontam para o fato de que, se nenhuma providência for tomada, a destruição do cerrado será

 

(A) igual a da Mata Atlântica.

(B) maior do que a da Mata Atlântica.

(C) menor do que a da Mata Atlântica.

(D) tão grande quanto a da Mata Atlântica.

(E) NDA

 

2. Da leitura do texto "Gol contra a natureza" pode-se concluir que,

(A) hoje, a agricultura conserva o cerrado.

(B) no futuro, pouco restará do cerrado atual.

(C) no presente, o cerrado possui proteção.

(D) no passado, o cerrado era utilizado na pecuária.

(E) NDA

 

3. O cerrado corre o risco de desaparecer por ser considerado um

(A) bom lugar para agricultura e pecuária.

(B) bom lugar para a estratégia de conservação

(C) lugar ruim para animais selvagens.

(D) lugar ruim para a agricultura mecanizada.

(E) NDA

 

4. No texto, o autor faz referência à vegetação do cerrado utilizando a expressão:

(A) pecuária.

(B) bioma.

(C) agricultura.

(D) meio ambiente.

(E) NDA

 

5. A pesquisa ora relatada defende a idéia de que a

(A) preservação do cerrado depende do fim do desmatamento.

(B) industrialização do cerrado necessita da mecanização da agricultura.

(C) conservação do cerrado acontecerá, provavelmente, até 2030.

(D) degradação do cerrado deve-se à extinção dos animais selvagens.

(E) NDA

 

 

UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS

 

Um dos maiores erros que se cometem quando se fala em TV, ou em Internet, é imaginar que a mídia nova acaba com a velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou em superação do rádio. Até agora, nada disso ocorreu, e por uma razão simples: cada mídia tem seu nicho, seu lugar. Cada meio de comunicação atende a necessidades, a desejos, a anseios diferentes. O enriquecedor é a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro.

Compare o livro à tela de computador. O livro é muito mais amistoso, mais fácil de manejar, de levar, de possuir. A tela é fria. Podemos variar as letras ('fonts'), mudar a cor, trocar as peles ('skins'), fazer o que quiser: nada ainda se compara à invenção de Gutemberg para levar à praia, ler na cama, dobrar pela lombada. Pouquíssima gente lê um texto longo na tela – quase todos o imprimem e lêem em papel, e ainda assim é mais enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta, enquanto o livro varia bastante.

É verdade que há mudanças que eliminam uma mídia. Quando surgiu o livro, isto é, um grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou o rolo. Antes do livro (seu nome técnico é 'códice'), ler era uma proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulário contínuo e depois lê-lo, sem soltar as páginas. Difícil, não é? O códice é mais prático, e continua vivo. Não foi por acaso que o maior defensor da nova mídia, Bill Gates, gastou uma fortuna para comprar um códice de Leonardo Da Vinci.

O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o procedimento avançado não é substituir um meio pelo mais novo. Só num país em que tem charme mostrar-se inculto, como no Brasil, uma idéia assim tola pode prosperar. O avançado é dominar os vários meios. Nosso mundo exige que sejamos multimeios. É como saber várias línguas, conhecer vários países, dominar vários instrumentos. RIBEIRO, Renato Janine).

6. Ao comparar os recursos oferecidos pelo livro com os disponíveis no computador, o texto afirma que a tela do computador é

(A) fria e enfadonha.

(B) fácil de levar.

(C) amistosa.

(D) fácil de ler.

(E) NDA

 

7. No texto defende-se a idéia de que o livro é

(A) uma mídia enfadonha.

(B) uma mídia ultrapassada.

(C) um invento superado pela internet.

(D) um meio de comunicação insubstituível.

(E) NDA

 

8. Segundo o texto, é bom apostar em todas as mídias porque

(A) ampliam o conhecimento.

(B) aumentam a tecnologia.

(C) desvalorizam as novidades.

(D) reduzem as informações.

(E) NDA

 

9. O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que

(A) o livro é muito mais amistoso do que a tela do computador.

(B) gente apressada fala em morte do livro.

(C) Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um códice.

(D) antes do livro, ler era uma proeza.

(E) NDA

 

10. O texto "Uma aposta em todas as mídias" defende a ideia de que

(A) a internet é uma mídia que superou a TV.

(B) a tela do computador é mais fácil de manejar.

(C) o livro perdeu sua importância depois do rádio.

(D) o mundo exige que as pessoas sejam multimeios.

(E) NDA.

 

1B, 2B, 3A, 4B, 5A, 6A, 7D, 8A, 9A, 10D.

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