sábado, 24 de novembro de 2012

De acordo com GRANATIC (2005) o esquema abaixo é importante para quem precisa escrever um texto dissertativo e  ainda não possui  muita habilidade.


ESQUEMA DE DISSERTAÇÃO Nº 01

 

Título


§ = TEMA + argumento 01+ argumento 02 + argumento 03.  Introdução.

                                                                                                   .                                                            

§ = Desenvolvimento do argumento 01.

§ = Desenvolvimento do argumento 02.          Desenvolvimento.

4 º§ = Desenvolvimento do argumento 03.

§ = Expressão inicial + reafirmação do tema   + observação final.     Conclusão.

O esquema acima pode ser usado para desenvolver qualquer texto dissertativo. Ele lhe será útil para que você possa estruturar satisfatoriamente os argumentos, garantirá ainda a organização e coerência de seu  texto.

A maioria dos vestibulares e concursos apresenta um tema para que seja desenvolvido.  

 

De acordo com o esquema citado, o aluno deve acrescentar ao tema três argumentos (é importante fazer a conexão do tema com os argumentos através de conectivos ou elementos de coesão). Feito isso, a introdução de seu  texto estará pronta.

 

No segundo, terceiro e quarto parágrafos serão desenvolvidas respectivamente as ideias apresentadas nos argumentos 01, 02 e 03. Feito isso estará pronto o desenvolvimento de seu texto.

 

No quinto parágrafo que será a conclusão de seu texto, deve-se iniciar com uma expressão inicial (Dessa forma, Sendo assim, Em vista dos argumentos apresentados, Em virtude do que foi mencionado, Assim, Tendo em vista os aspectos apresentados...), são inúmeras as possibilidades para iniciar a conclusão de seu texto. Após a expressão inicial, volte ao tema (pode até copiá-lo com pequenas alterações), seguidas de sua observação final, isto é, a conclusão que você chegou depois de desenvolver os três argumentos conforme o esquema acima. Sua dissertação está pronta! Leia-a com atenção fazendo as devidas correções e passe-a a limpo.

 

Que tal praticar? Siga as orientações acima e desenvolva o tema abaixo. Foi apresentado alguns argumentos para facilitar a primeira escrita.

 

Tema: Os habitantes da cidade de São Paulo passam diariamente por algumas dificuldades.

 

1º argumento: O transito está cada vez mais congestionado;

2º argumento: Assaltos ocorrem a todo instante;

3º argumento: Os índices de poluição estão chegando a níveis alarmantes.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário