sábado, 16 de agosto de 2014

Orações subordinadas adverbiais - teoria e exercícios

 

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS exercem a função de adjunto adverbial em relação à oração principal

Causais – relação de causa Ex.: Como você chamou, eu vim. (porque, visto que, como, uma vez que, já que etc.)

Consecutivas – relação de consequência Ex.: Correu tanto que chegou cansado. ( [tanto] que, [tão...] que, [de tal forma] que etc.)

Concessivas – relação de concessão Ex.: Embora não me conheça bem, confia em mim. (embora, apesar de que, ainda que, se bem que, conquanto etc.)

Comparativas – relação de comparação Ex.: Ele observa mais do que fala. (tal, como, quanto [mais...] do que, [menos...] do que, [tanto...] quanto etc.)

Conformativas – relação de conformidade Ex.: Conforme afirmaram os meteorologistas, hoje choveria. (como, conforme, segundo etc.)

Condicionais – relação de condição Ex.: Comprarei o livro desde que encontre uma edição revisada. (se, salvo se, caso, contanto que, desde que, a menos que etc.)

Proporcionais – relação de proporção Ex.: Quanto mais falava, mais se confundia. (à proporção que, à medida que, quanto mais... etc.)

Temporais – relação de tempo Ex.: Assim que entrei, ele saiu. (quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, até que, apenas, mal, que [= quando] etc.)

Finais – relação de finalidade Ex.: Eles apresentaram a carteirinha a fim de obterem um desconto. (a fim de que, para que, que [= para que], porque

 

1. Identifique a circunstância expressa pela oração destacada, considerando a relação que ela estabelece com o restante do período.

 a) "Homens e coisas vinham do descanso; o céu fazia economia de estrelas, apagando-as, à medida que o sol ia chegando para o seu ofício." (Machado de Assis)

b) "Se um dia pudermos mudar os genes para que as crianças fiquem mais bonitas ou inteligentes, não vejo por que não fazê-lo." (James Watson)

c) "A propaganda com pessoas 'normais' foi tão bem aceita que virou assunto de conversa, de debates, de charges." (adaptada: Olivetto)

d) "Como tinha religião, entrava na igreja uma vez por ano. E sempre vira, desde que se entendera, roupas de festa assim: calça e paletó engomados, botinas de elástico, chapéu de baeta, colarinho e gravata." (Graciliano Ramos)

e) "Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivesse se ferido. Dance como se ninguém observasse." (Mark Twain)

f) "Opinei de cabeça, como me sucedia nas matérias que eu não sabia bem nem mal." (Machado de Assis)

g) "Ainda que as siglas permaneçam as mesmas, o eleitor não perderá a oportunidade de manifestar sua indignação diante da atual crise." (Frei Betto)

2. Substitua o conectivo destacado por outro de igual valor, de forma a não alterar o sentido da oração.

 a) "Posto que nascido na roça (donde vim com dois anos) e apesar dos costumes do tempo, eu não sabia montar, e tinha medo ao cavalo." (Machado de Assis)

b) "Raras vezes me irrito, conquanto lastime sempre o que é fraqueza ou perversão." (Machado de Assis)

c) "Os sucessos de certa ordem, embora de pouca monta, podem ser trazidos a lume, contanto que ponham em relevo a tua pessoa.

d) Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial, o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.

e) "Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul." (Graciliano Ramos)

 

3. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:
a) subordinativa causal;
b) coordenativa aditiva;
c) coordenativa conclusiva;
d) subordinativa comparativa;
e) conformativa.

4. Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. Assinale-a:
a) subordinativa concessiva -" Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir";
b) subordinativa condicional - "Digam o que quiserem contanto que não me ofendam";
c) subordinativa temporal - "Mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo" ;
d) subordinativa final - "Saiu sem que ninguém percebesse";
e) subordinativa causal - "Como estou doente, não comparecerei".


5. Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: "a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica":

a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido;
b) quanto mais estuda, menos aprende;
c) tenho tudo quanto quero;
d) sabia a lição tão bem como eu;
e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

6.No período - "E quanto mais andava mais tinha vontade", ocorre ideia de proporção.
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.


7.Em "Embora ela tivesse sido alta e clara", a oração exprime:
a) causa;
b) condição;
c) concessão;
d) finalidade;
e) consequência.


8.  "Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)" A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

9. "(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá." O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) consequência.

10. "Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão." Neste período, a oração subordinada é adverbial:

a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.

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