sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividades sobre coesão e coerência


1. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.

a) A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.

b) Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.

c) Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.

d) No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.

e) Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.

f) Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

 

2. Leia o texto a seguir e assinale a opção que dá seqüência com coerência e coesão.

Em nossos dias, a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações, encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido.

(José de Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002).


a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante.


b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.


c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.


d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções.


e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança.

 

3- As frases abaixo apresentam problemas de coesão textual. Identifique o problema e depois reescreva-as tornando-as coesas.

a) Mais de cinqüenta mil pessoas compareceram ao estádio para apoiar o time onde  seria disputada a partida final.

 

b) Não concordo em nenhuma hipótese com seus argumentos, pois eles vão ao encontro dos meus.

 

c) A casa, que ficava em uma região em que fazia bastante frio durante o inverno.

 

d) A platéia, conquanto reconhecesse o enorme talento do artista, ao final do espetáculo aplaudiu-o de pé por mais de cinco minutos.

 

e) Durante todo o interrogatório, em nenhum momento o acusado não negou que tivesse sido ele o autor do delito.

 

4- Nas questões abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso se­parados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coe­são adequados.

 

a- O solo do Nordeste é multo seco e aparentemente árido. Quan­do caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

 

b- Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

 

c- Inverta a posição dos segmentos contidos na questão 2 e use o conetivo apropriado:

 

d- Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca deso­ladora assolou a região sul, principal celeiro do país.  

 

e- O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

 

5- As questões abaixo apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A pala­vra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure desco­brir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.  ..          .           .

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses. Apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.

 

b) As pessoas caminham pelas ruas. Despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.

 

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.

 

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.

 

 

 

 

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