sábado, 9 de janeiro de 2016

Gramática – preposição e conjunção – exercícios -7º ou 8º ano.

1- Use as preposições adequadas.

a)       Não chore _____________________ mim.

b)       Você saiu _____________________ a sua irmã?

c)       Não entendo nada _______________ política.

d)       Provavelmente morreram ___________________ fome.

e)       Você não estuda ____________________ casa?

f)        ___________________ amanhã amigos!

g)       Todos saíram da igreja __________________ silêncio.

h)       O novo aluno veio ___________________ São Paulo.

i)         Conversamos _____________________ música.

j)         Emprestei o livro ___________________ meu irmão.

 

2. Identifique a preposição e o termo ao qual ela se uniu em cada um dos casos. Siga o exemplo:

a) O ar da roça é mais saudável. da = de + a

b) A criança era levada pelo braço ao médico. ____________________________________________________________

c) Eu jogava bola de meia na minha infância. ______________________________________

d) A vitória é deles, dos meus irmãos. _______________________________________________________

e) Fui à cidade e fiz compra no shopping que você me indicou. ________________________________

 

3.Em "Embora ela tivesse sido alta e clara", a conjunção exprime:
a) causa; b) condição; c) concessão; d) finalidade; e) consequência.

 

4.  "Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)" A  oração destacada tem uma conjunção que expressa:

a) condição; b) conclusão; c) oposição ; d) conformidade; e) causa.

5. "Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão." Neste período, a conjunção é:
a) concessiva; b) condicional; c) consecutiva; d) proporcional; e) final.

6.  Na frase "Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do enfrentamento...", a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) assim que    b) contudo   c) sempre que     d) à medida que    e) antes que

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário