sábado, 29 de setembro de 2018

Exercícios com verbos

1.Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.

a) Se eu ___________________ em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar – pret. Imperf.)

b) Não tenho certeza, mas se nós _________________ por esta rua, gastaremos menos tempo. (subir - futuro)

c) Pode ser que você _____________ razão. (ter - presente)

d) Não é que eu ______________ me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas. (querer  - presente)

e) Talvez a cor azul nos ______________ sorte. (transmitir - presente )

f) Quando você ________________, vá ao banco para mim. (chegar - futuro)

g) Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar – pret. Imperf.)

h) Nós comeríamos a sobremesa, se ela ________________ servida. (chegasse – pret. Imperf.)

i) Talvez eu _________________ para você dormir. (cantar- presente)

 

2. As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe os verbos para o  pretérito perfeito e futuro do presente .

a) Eu estudo muito.______________/_________­­­­­­______

b) Joana treina para o campeonato.______________/_____________

c) Eu leio as obras de Machado de Assis._____________/___________

d) Os garotos falam ao celular.______________/________________

e) Eu gosto da escola._______________/_________________

f) Jorge Carlos joga futebol._______________/_______________

g) As meninas desfilam bem._______________/_____________

h) Os animais correm o tempo todo._____________/____________

 

3 Complete com o verbo indicado nos parênteses.

a) Meus irmãos ______________ em uma casa no centro da cidade. (morar/ presente )

b) Tu _________________ os moradores deste edifício? (conhecer/ pretérito perfeito)

c) Maria  __________________uns ovos? (fritar/ pretérito imperfeito )

d) Eles ________________o prêmio. (ganhar/futuro do presente)

e) O trem ________________ lentamente. (partir/ pretérito imperfeito )

f) O agricultor ________________ muito café este ano. (colher/ futuro do presente )

 

4) Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas verbais destacadas abaixo. a) Se nós repartíssemos o bolo, todos comeriam. _________________________

b) É possível que você a encontre depois da aula.___________________________

 c) Depois que vocês terminarem o exercício, farei a correção. ____________________

d) Ele não permitiu que nós olhássemos pela janela. ________________________

e) É improvável que o cão fuja novamente._________________________________

 

5) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso_________muito. (estudar – fut. do presente do indicativo).

b)Eu ___________________boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).

c) Marcela e Bruna_____________ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).

d) Nesta vida____________________o que plantamos. (colher - presente do indicativo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário