sábado, 29 de setembro de 2018

Interpretação de poema

 

AS POMBAS

Raimundo Correia

 

Vai-se a primeira pomba despertada...

Vai-se outra... mais outra... enfim dezenas

De pomba vão-se dos pombais, apenas

Raia sanguínea e fresca a madrugada...

 

E à tarde, quando a rígida nortada

Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,

Ruflando as asas, sacudindo as penas,

 Voltam todas em bando e em revoada...

 

Também dos corações onde abotoam,

Os sonhos, um por um céleres voam,

Como voam as pombas dos pombais;

 

No azul da adolescência as asas soltam

Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,

E eles aos corações não voltam mais...

 

01. No poema, o eu lírico faz

a) uma descrição do revoar das pombas.

b) uma declaração de amor a natureza.

c) uma reflexão sobre a sabedoria da natureza.

d) uma defesa ao direito de liberdade dos pássaros.

 

02. O revoar das pombas é comparado

a) a madrugada      b) aos corações      c) aos sonhos      d) a adolescência

 

03."Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam/E eles aos corações não voltam mais..." entre os versos percebe-se

a) uma relação de causa e efeito.

b) uma relação de proporção.

c) uma condição

d) uma diferenciação.

 

04. "Vai-se a primeira pomba despertada..." as reticências foram usadas nesse verso para

a) indicar suspensão do pensamento.

b) indicar a continuidade de uma ação.

c) representar uma hesitação na língua falada.

d) realçar uma palavra ou expressão.

 

05. De acordo com os versos do poema, a madrugada corresponde a que fase da vida?

a) a infância      b) a maturidade      c) a juventude     d) vida adulta

 

06. A última estrofe do poema expressa

a) um sentimento de euforia.

b) uma visão esperançosa da vida.

c) um sentimento de expectativa.

d) uma visão pessimista da condição humana.

 

Gabarito: 01. a 02. c 03. d 04. b 05. c 06. d

 

MINHAS FILHAS

 Minhas filhas eu vejo que são três

 E cada qual é da beleza irmã,

Se eu quero Lúcia, muito quero Inês

Da mesma forma quero Miriam.

 

 Vendo a meiguice da primeira filha,

Vejo a segunda que me prende e encanta

A mesma estrela que reluz e brilha,

Se olho a terceira, vejo a mesma santa.

 

 Se a cada uma com fervor venero,

Fico confuso sem saber das três

 Qual a mais linda e qual mais eu quero

Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.

 

E já velho, a pensar de quando em quando

Que brevemente voltarei ao pó,

Eu sou feliz e morrerei pensando

Que as três filha que tenho é uma só.

 

1 - Para o velho, a primeira filha se destaca pela

a) beleza. b) comportamento c) meiguice. d) obediência e) inteligência.

 2 -  Ao dizer "brevemente voltarei ao pó", o velho revela que: a) reconhece que seu fim está próximo. b) sabe das dificuldades da sua sobrevivência. c) sente necessidade de se afastar de casa. d) vai percorrer estradas empoeiradas. e) é um velho muito solitário.

3 –  "Minhas filhas" é um poema porque está organizado em: a) orações e versos. b) versos e estrofes. c) parágrafos e estrofes. d) períodos e parágrafos. e) parágrafos e versos.

4 - O velho  acha que suas filhas são igualmente: a) belas. b) dedicadas. c) meigas d) obedientes. e) inteligentes.

5 -  O poema trata especialmente a) das preferências de um pai. b) de uma relação familiar harmoniosa. c) do afeto de um homem por suas filhas. d) do respeito das filhas pelo pai. e) do amor de um pai para uma só filha.

6 - No trecho: "Vou buscando meu amor para ver a vida passar". A locução sublinhada, apresenta o verbo na forma nominal de: a) infinitivo b) particípio c) gerúndio d) imperativo e) n.d.a

7 - "Ela andou rápido, mas foi pouco tempo, de acordo com o treinador". A oração apresenta os seguintes advérbios, respectivamente: a) tempo – lugar b) modo – intensidade c) lugar – intensidade d) tempo – intensidade e) intensidade – modo

8 -  "Outra lição que Joãozinho já aprendeu é não ir acreditando em tudo que dizem." Os verbos sublinhados encontram-se, na seqüência, nos seguintes tempos, modos ou formas nominais: a) Pret. perfeito do indicativo, locução verbal, pretérito perfeito do indicativo. b) Pret. perfeito do indicativo, locução verbal com gerúndio, pretérito perfeito do indicativo. c) Pret. perfeito do indicativo, locução verbal com gerúndio, presente do indicativo. d) Pret. perfeito do indicativo, locução verbal com gerúndio, futuro do pretérito do indicativo. e) Pret. perfeito do indicativo, locução verbal , futuro do presente.

GABARITO 1 – C 2 – A 3 – B 4 – A 5 – C 6 – C 7 – B 8 – C

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