quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Avaliação de leitura – Ensino Fundamental, com gabarito

TEXTO I

Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na  pesca,  em  determinados  ofícios 5 mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos. (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

1) Segundo o autor, os antigos moradores da terra: 
a) foram o fator decisivo no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. 
b) colaboravam com má vontade na caça e na pesca. 
c) não gostavam de atividades rotineiras. 
d) não colaboraram com a indústria extrativa. 
e) levavam uma vida sedentária.

2) "Trabalho acurado" (l. 6) é o mesmo que: 
a) trabalho apressado   b) trabalho aprimorado    c) trabalho lento 
d) trabalho especial   e) trabalho duro

3) Na expressão "tendência espontânea" (/. 7), temos uma: 
a) ambiguidade   b) cacofonia   c) neologismo   d) redundância   e) arcaísmo

4) Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram: 
a) os portugueses   b) os negros   c) os índios   d) tanto os índios quanto os negros 
e) a miscigenação de portugueses e índios

5) Pelo visto, os antigos moradores da terra não possuíam muito (a):  
a) disposição   b) responsabilidade   c) inteligência  d) paciência    e) orgulho 

TEXTO II

Com todo o aparato de suas hordas guerreiras, não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro. Enquanto que aquelas, no desbravar, sacrificavam indígenas aos milhares, despovoando  sem  fixarem-se,  estes  foram 5 pontilhando de currais os desertos trilhados, catequizando o nativo para seus misteres, detendo-se, enraizando-se. No primeiro caso era o ir e voltar; no segundo, era o ir-e-ficar. E assim foi o curral precedendo a fazenda e o engenho, o vaqueiro e o lavrador, realizando uma obra de conquista dos altos sertões, exclusive a pioneira. (José Alípio Goulart, in Brasil do Boi)

6) Segundo o texto: 
a) tudo que as bandeiras fizeram foi feito também pelo boi e pelo vaqueiro. 
b) o boi e o vaqueiro fizeram todas as coisas que as bandeiras fizeram. 
c) nem as bandeiras nem o boi e o vaqueiro alcançaram seus objetivos. 
d) o boi e o vaqueiro realizaram seu trabalho porque as bandeiras abriram o caminho. 
e) o boi e o vaqueiro fizeram coisas que as bandeiras não conseguiram fazer.

7) Com relação às bandeiras, não se pode afirmar que: 
a) desbravaram    b) mataram  c) catequizaram   d) despovoaram   e) não se fixaram

8) Os índios foram: 
a) maltratados    b) aviltados   c) expulsos   d) presos   e) massacrados

9) O par que não caracteriza a oposição existente entre as bandeiras e o 
boi e o vaqueiro é: 
a) aquelas (/. 3) / estes (/. 4) 
b) ir-e-voltar (/. 6/7) / ir-e-ficar (/. 7) 
c) no primeiro caso (/. 6) / no segundo (/. 7) 
d) enquanto (/. 3) / e assim [1.7)  
e) despovoando (/. 4) / pontilhando (/. 5)

10) "...catequizando o nativo para seus misteres..." Das alterações feitas na 
passagem acima, a que altera basicamente o seu sentido é: 
a) doutrinando o indígena para seus misteres 
b) catequizando o aborígine para suas atividades 
c) evangelizando o nativo para seus ofícios 
d) doutrinando o nativo para seus cuidados 
e) catequizando o autóctone para suas tarefas

11) O elemento conector que pode substituir a preposição com (/. 1),  mantendo o sentido e a coesão textual, é: 
a) mesmo   b) não obstante    c) de   d) a respeito de   e) graças a

12) "...o aparato de suas hordas guerreiras..." sugere que as conquistas dos 
bandeirantes ocorreram com: 
a) organização e violência   b) rapidez e violência   c) técnica e profundidade 
d) premeditação e segurança  e) demonstrações de racismo e violência


1- c 2- b  3- d  4- c 5- b  6- e  7- c  8- e  9- d  10- d  11- b  12- a  

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