terça-feira, 20 de novembro de 2012

Avaliação para as séries finais do Ensino Fundamental - com gabarito

 

01 - A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:

1. Objeto direto  2. Objeto indireto   3. Complemento nominal   4. Agente da passiva

(    ) " A fome pode determinar a supressão de uma delas."   (    ) " A destruição não atinge o princípio universal e comum."

(    ) " Uma das tribos será exterminada pela outra."   (    ) "... e morrem de inanição."

a) 3, 1, 4, 2   b) 1, 2, 3, 4  c) 2, 4, 1, 3  d) 4, 3, 2, 1  e) 3, 4, 1, 3

02. Em: Tinha grande amor à humanidade / As ruas foram lavadas pela chuva / Ele é rico em virtudes. Os termos destacados são, respectivamente:

a) complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal  b) objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto

c) complemento nominal, objeto indireto, complemento nominal  d) objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva 

e) objeto direto, objeto indireto, complemento nominal


03. Assinale o item em que a função não corresponde ao termo em destaque:

a) Comer demais é prejudicial à saúde. (complemento nominal)   b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto)

c) Ele foi cercado de amigos sinceros. (agente da passiva)  d) Não tens interesse pelos estudos. (complemento nominal)

e) Ele tinha receio de tudo a sua volta.. (objeto indireto)

04. Em todas as alternativas abaixo, há objeto direto preposicionado, exceto em:

a) Acho que ela não consegue amar a ninguém.   b) Dedicou–se a estudos matemático.

c) Para sair com a turma o diretor escolheu a nós.  d) Ofenderam a mim e não a ele.  e) O professor elogiou a todos.

 

05. Assinale a frase em que o objeto direto é pleonástico:

a) A borboleta negra, encontrei–a à noite.  b) Eu a sacudi de novo.  c) Fiquei a olhar o cadáver com simpatia.

d) Um golpe de toalha rematou a aventura.  e) Vi dali o retrato de meu pai.

 

CANÇÃO DO VENTO E DA MINHA VIDA

O vento varria as folhas,

O vento varria os frutos,

 O vento varria as flores...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De frutos, de flores, de folhas.

O vento varria as luzes

O vento varria as músicas,

O vento varria os aromas...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De aromas, de estrelas, de cânticos.

O vento varria os sonhos

E varria as amizades...

O vento varria as mulheres.

E minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De afetos e de mulheres.

O vento varria os meses

E varria os teus sorrisos...

O vento varia tudo!

             E minha vida ficava

             Cada vez mais cheia

             De tudo.

 

06. No poema, a expressão "minha vida" refere-se à vida

(A) da amada.  (B) da natureza.  (C) das mulheres.   (D) do eu-lírico.

07. Nos três primeiros versos – "O vento varria as folhas, / O vento varria os frutos, / O vento varria as flores..." –, a semelhança sonora das palavras,

(   ) cria musicalidade no poema.  (B) elabora uma prosa poética.   (C) constrói imagens desconhecidas.

(D) elimina o ritmo do poema.

 

08. Pode-se afirmar que "Canção do vento e da minha vida" é um poema porque

 

(A) está estruturado em frases e parágrafos repetidos.   (B) está organizado em versos com ritmo e sonoridade.

(C) conta, em linguagem figurada, uma história de amor.   (D) compara vida e natureza alterando a estrutura das estrofes.

09. A leitura do poema sugere que a vida

(A) acumula experiências.

(B) esvazia os dias.

(C) destrói os sonhos.

(D) devasta a natureza. 


Gabarito 1A, 2A, 3E, 4B, 5A, 6D, 7A, 8A, 9C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário