sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Estrutura do texto narrativo

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.

Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Estrutura da Narrativa

·         Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.

·         Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.

·         Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.

·         Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos.

Elementos da Narrativa

·         Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.

·         Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.

·         Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).

·         Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por exemplo, uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.

·         Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

 

Tipos de Narrador

Os tipos de narrador, também chamado de foco narrativo, representam a "voz textual" da narração, sendo classificados em:

·         Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.

·         Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.

·         Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa.

·         Para maiores esclarecimentos sobre o tema acima, acessem o vídeo no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=ViYtv5dOLUY

 

 

1- Leia os textos abaixo e responda as questões. (Obs: Não copie os textos, somente as perguntas)

 O encontro  - Leonardo Brasiliense I

Não deu tempo de esconder a mosca. O homem já esperava há meia hora no restaurante. E a mulher tinha que chegar justo quando ele acabara de matar a mosca. Ela, que tanto o perturbou nos últimos minutos, agora incomodava ainda mais. A toalha era branca, impossível não perceber o bicho esmagado, a poça de sangue. O homem nem podia tapá-la com a mão, estava mais próxima do lugar que a mulher ocuparia. E ocupou. Disse boa noite. Ele retribuiu. Ambos, em silêncio, olharam para o inseto morto. Aquilo não estava começando bem.

 

O vizinho  - Leonardo Brasiliense II

Meu vizinho do outro lado da rua passa a vida olhando a vida - dos outros - pela janela. É um homem velho e acho que doente: não imagino outro motivo para ele ficar o tempo todo assim. E ali onde o vejo deve ser o seu quarto. Uma pessoa como ele não deve sair nunca do quarto. Há de receber muitos cuidados, por uma enfermeira particular, talvez, ou por alguém que o ame. Fico mais tranquilo se pensar que ele é amado. Assim fica menos triste ver passar a vida, ele lá, da sua janela, e eu aqui, da minha. Observe o quadro abaixo e complete com os elementos encontrados nos textos. Personagens Narrador Tempo Espaço Enredo O encontro O vizinho

" __ Finalmente, depois de cinco horas, meu quarto está limpinho!"

Agora responda de acordo com o texto I:

a) Personagens


b) Tipo de narrador

 

c) Tempo

 

d) Espaço

 

e) Enredo.

 

 

Agora responda de  acordo com o texto II

 

a) Personagens

 

b) Tipo de narrador

 

c) Tempo

 

d) Espaço

 

e) Enredo

 

1 O uso da expressão "finalmente", no fragmentos acima, indica que a arrumação foi

(A) completa.

(B) corrida.

(C) demorada.

(D) mal feita.

 

Leia o texto a seguir e responda os itens 2, 3 e 4.

Trindade terá sistema híbrido

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.

A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo. Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimentada por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.

2 - O tema do texto é

(A) a implantação de um novo sistema de energia em Trindade.

(B) a importância do sistema de energia a diesel em Trindade.

(C) a localização de Trindade em relação à costa do Brasil.

(D) a ocupação estratégica de Trindade pela Marinha do Brasil.

 

3 -  O texto "Trindade terá sistema híbrido" tem a função de

(A) criticar.

(B) conscientizar.

(C) denunciar.

(D) informar.

4 - No trecho, "[...] que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo", a palavra atualmente estabelece uma relação de

(A) causa.

(B) finalidade.

(C) tempo.

(D) lugar.

 

A função da arte

 

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

– Me ajuda a olhar! GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços.

5 - O menino ficou tremendo, gaguejando, porque

(A) a viagem foi longa.

(B) as dunas eram muito altas.

(C) o mar era imenso e belo.

(D) o pai não o ajudou a ver o mar.

 

A descoberta de uma nova Amazônia

Apesar de todos os superlativos que a Amazônia envolve, em termos de extensão, riquezas naturais e importância para o clima do planeta, há vastas áreas da região que ainda não foram devidamente mapeadas. Numa área de 1,8 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a três Franças, não se conhecem ao certo o relevo do terreno e o percurso dos rios. Ignoram-se o potencial mineral do subsolo e detalhes do ecossistema. Esse desconhecimento geográfico de um pedaço tão grande do Brasil decorre do fato de que o último levantamento cartográfico da Amazônia foi feito em 1980, utilizando-se técnicas hoje obsoletas. Os mapas atualmente disponíveis, elaborados por meio de fotografias aéreas, trazem poucos detalhes e muitas imprecisões. Num período de trinta anos, o curso dos rios de porte médio e pequeno, por exemplo, sofre alterações significativas. Agora, por iniciativa do Exército brasileiro, está em andamento um novo levantamento cartográfico da Amazônia, que vai revelar os detalhes de seus trechos quase desconhecidos. Os novos mapas terão papel essencial no planejamento estratégico da região, tanto na preservação da floresta quanto na exploração das riquezas naturais e nos investimentos em obras de infraestrutura como estradas e gasodutos. O novo mapeamento da Amazônia, que custará 80 milhões de reais, usa radares transportados por aviões. [...]

Revista Veja, 10 de março de 2010. p. 131. Fragmento.

 

6 - Qual é a tese defendida nesse texto?

(A) A Amazônia tem uma área equivalente a três Franças.

(B) Mapas precisos são essenciais para o planejamento estratégico da Amazônia.

(C) O curso dos rios amazonenses, de porte médio e pequeno, é constante.

(D) Novos mapeamentos da Amazônia custarão 80 milhões de reais.

 

 Pra dar no pé

(Pedro Antônio de Oliveira)

Da varanda lá de casa, eu a avistava: linda, exuberante e charmosa. Nela moravam: bem-te-vi, pintassilgo, pombo, juriti, marimbondo e formiga alpinista. Papagaio de seda também! Desses do mês de julho que, em vez de ficar requebrando no céu, decidem embaraçar a rabiola nos galhos mais altos e ficar por ali mesmo. Teve um que gostou tanto de morar na árvore que nunca mais foi embora. No meio do ano, começavam a aparecer pequenas flores naquele pé de manga. Os frutos só chegavam em meados de dezembro. As chuvas do fim de tarde, muitas vezes, aprontavam: jogavam no chão as suculentas frutas. Umas se esborrachavam feio na lama. A dona Tina, na manhã seguinte, distribuía tudo entre a vizinhança.

Era bom...                                                    Revista CHC, n. 197, p. 19, dez. 2008. (Fragmento)

7 - Na frase "Da varanda lá de casa, eu a avistava: linda, exuberante e charmosa.", o pronome destacado se refere à

(A) árvore frutífera.

(B) casa do narrador.

(C) varanda da casa.

(D) rabiola do papagaio.

 

Animais no espaço

Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas. Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas. A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin. Os norte-americanos gostam de fazer experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial. Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.

                                                                                       Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996.

8 - No texto "Animais no espaço", uma informação secundária é

(A) "A cadela Laika [...] foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço".

(B) "Os russos já usavam cachorros em suas experiências".

(C) "Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas".

(D) "A nave de Enos teve problemas [...]".

 

A beleza total

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

                                                                                                           ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis.

9 - O conflito central do enredo é desencadeado

(A) pelos motoristas que paravam o trânsito.

(B) pelos espelhos que se espatifavam.

(C) pela extrema beleza da personagem.

(D) pelo suicídio do mordomo.

 

 10 - Redação:

Elabore um texto narrativo imaginando os possíveis desfechos da situação apresentada no texto a seguir.
Dê um novo título à história. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas. A narrativa apresenta um conteúdo inusitado e você não deve adaptá-lo aos padrões da realidade. Portanto, não conclua seu texto dizendo que tudo não passou de um sonho.
Não esqueça de que você deve dar continuidade à história; por isso, narre em 3ª pessoa, inclua o melhor amigo na história, contando as situações pelas quais passou a personagem do texto.

O homem cuja orelha cresceu

Estava escrevendo, sentiu a orelha pesada. Pensou que fosse cansaço, eram 11 da noite, estava fazendo hora extra. Escriturário de uma firma de tecidos, solteiro, 35 anos, ganhava pouco, reforçava com extras. Mas o peso foi aumentando e ele percebeu que as orelhas cresciam. Apavorado, passou a mão. Deviam ter uns 10 centímetros. Eram moles, como de cachorro. Correu ao banheiro. As orelhas estavam da altura do ombro e continuavam crescendo. Procurou uma tesoura, ia cortar a orelha, não importava que doesse. Mas não encontrou, as gavetas das moças estavam fechadas. O armário do material também. O melhor era correr para a pensão, se fechar, antes que não pudesse mais andar na rua.(Ignácio de Loyola Brandão)

 

01 - REDAÇÃO: Tema – "O homem cuja orelha cresceu

 

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