sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Intepretação de textos diversos

 SONETO DE FIDELIDADE

 

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

 

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vive-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto


E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao meu pensar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

 

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

                 MORAES, Vinícius de. Soneto de fidelidade. In: Antologia poética.

                                                   4. ed. Rio de Janeiro. Ed. do Autor 1967. p. 96.

 

1 – O que é um soneto?

       É um poema constituído por dois quartetos e dois tercetos.

 

2 – Além da função poética, que outra função da linguagem aparece com evidência no texto lido? Justifique sua resposta transcrevendo um verso do poema.

       Função emotiva. "Eu possa me dizer do amor (que tive) ...", entre outros.

 

3 – Na primeira estrofe, o que se propõe o eu lírico?

       Propõe-se ser atento e zeloso.

 

4 – O zelo do eu lírico desdobra-se, na segunda estrofe, em quatro comportamentos específicos. Utilizando apenas verbos no infinitivo, indique tais comportamentos.

       Viver, cantar, rir, chorar.

 

5 – Na primeira estrofe, o amor está relacionado mais a razão que ao sentimento. Destaque a palavra que conota essa ideia.

       Pensamento.

 

6 – O pronome que do terceiro verso da primeira estrofe tem valor causal, consecutivo ou temporal?

       Valor consecutivo.


07 – Observe a construção do texto, o tipo de composição, a métrica dos versos, o vocabulário e a sintaxe. Identifique a que representantes da tradição literária – clássicos, românticos, realistas, simbolistas – o poema está ligado, justificando com elementos do texto.

      O poema está ligado à tradição clássica, uma vez que fazem uso do soneto, do verso decassílabo e têm uma sintaxe e um vocábulo apurado.

 

08 – A beleza do poema se deve, em grande parte, ao emprego de recursos sonoros e de imagens construídas a partir de comparações, metáforas, antíteses e outras figuras. Destaque do texto um exemplo de polissíndeto e outro de pleonasmo.

      Polissíndeto: "Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto"; Pleonasmo: "Rir meu riso".

 

09 – No texto, o eu lírico jura fidelidade à pessoa amada, seja nos momentos de dor, seja nos de alegria. A respeito dos tercetos do poema:

a)   Explique o que significam, para o eu lírico, a morte e a solidão.

Ambas se equivalem, pois implicam a separação da pessoa amada, o que resulta em desilusão, frustação, morte interior.

 

b)   Dê uma interpretação coerente ao emprego dos parênteses no verso: "Eu posso me dizer do amor (que tive)".

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez o eu lírico esteja extraindo um conceito particular de amor, baseado em sua experiência pessoal.

 

c)   Interprete a metáfora presente no verso: "Que não seja imortal, posto que é chama".

Como uma chama, o amor queima e ilumina, mas pode se apagar, pois tem duração finita.

 

d)   Dê uma interpretação coerente ao paradoxo "Que seja infinito enquanto dura", empregado pelo eu lírico para expressar seu conceito de fidelidade.

A palavra infinito é empregada com valor qualitativo, e não temporal. Assim, para o eu lírico, fidelidade é sinônimo de entrega total, mesmo que numa relação passageira.

10 – Nas duas primeiras estrofes, o poeta fala do amor no presente. Como ele quer viver o amor? Assinale as alternativas corretas, segundo a visão do poeta.

(   ) Sem muito zelo, curtindo os bons momentos;

(X) Com atenção, com intensidade; louvando-o;

(   ) Com preocupação, medo de uma traição; inquietação;

(X) Com encanto; rindo com seu contentamento;

(   ) Chorando com seu pensar.

 

11 – Trabalhando com vozes verbais. Assinale a alternativa correta.

a)   Passando "Dou uma rosa com amor" para a voz passiva, temos:

(X) Uma rosa é dada por mim com amor.

(   ) Uma rosa será dada com amor por mim.

(   ) Deram uma rosa com amor.

(   ) Com amor, eu dou uma rosa.

(   ) Eu, com amor, poderei dar uma rosa.

 

b)   A oração correspondente a: "Escreveram-me muitas cartas nas férias" é:

(   ) Muitas cartas eram escritas nas férias.

(   ) Muitas cartas são escritas nas férias.

(   ) Muitas cartas seriam escritas nas férias.

(X) Muitas cartas foram escritas nas férias.

(   ) Muitas cartas serão escritas nas férias.

 

12 – Use as letras (A); (B) e (C) para relacionar as frases abaixo apenas às orações com sujeito indeterminado:

A - Pedro falou bem da escola.

B - Meu pai comeu muito bem naquele restaurante.

C – A menina vivia feliz ali.

 

(B) Comeram caqui na feira.

(A) Falaram bem da escola.

(C) Viviam felizes ali.

(B) Come-se bem em Minas Gerais.

(C) Vivo feliz ali.

(A) Falou-se muito da escola.

 

(B) Comeu-se caqui na feira.

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