sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Resenha: estrutura e interpretação

Resenha é um gênero cada vez mais cobrado em ambientes acadêmicos e de produção de conhecimento. Saber sua definição e principais características é fundamental para desenvolver boas jornadas de estudos. Veja, a seguir, o que é preciso conhecer para fazer boas resenhas.

O que é?

Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.

Tipos

Tradicionalmente, existem dois tipos de resenha:

  • Resenha descritiva 

Nesse tipo, o autor da resenha apenas descreve e correlaciona informações acerca do tema ou livro resenhado. Não há espaço para a opinião do autor nesse texto, sendo, portanto, uma composição informativa.

  • Resenha crítica ou opinativa

Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.

Características

Para além da estrutura das resenhas descritivas ou críticas, é importante pontuar as seguintes características desse gênero:

  • Objetividade: Por se tratar de um gênero científico, a resenha exige certo grau de objetividade em sua linguagem, haja vista que interferências da pessoalidade do autor atrapalhariam o método da ciência. O uso do sentido literal é sempre bem-vindo em textos desse tipo.
  • Concisão: Uma boa resenha deve procurar dizer o necessário, sem muitos exemplos ou repetições. Isso porque o texto tem como função ser um material de estudo, uma composição para ser lida depois, sem haver a necessidade de acessar os originais resenhados.
  • Utilização de um método: É importante que, nas resenhas, o autor estruture o texto a partir de um método claro e objetivo. Em geral, duas partes são fundamentais em todas as produções desse tipo: o resumo e a análise de dados.
  • Uso da norma-padrão da língua: Para manter a clareza e a objetividade, recomenda-se que a norma-padrão seja a variante de linguagem utilizada nas resenhas. Isso não significa, é bom lembrar, que se deve escrever de uma maneira rebuscada ou difícil nas resenhas. Lembre-se: a norma-padrão é aquela variante da linguagem que segue a gramática, mas que também deve ser compreendida pela maioria das pessoas.

Passo a passo para fazer uma resenha

Para produzir uma boa resenha, é muito importante:

  • Ler com muita calma e atenção o texto que será resenhado. De preferência, faça duas ou três leituras prévias.
  • Fazer anotações no texto original durante os processos de leitura.
  • Resumir de modo claro, objetivo e conciso todas as informações importantes do texto. Dos resumos, costumam-se excluir exemplos ou repetições de conceitos.
  • Construir apontamentos segundo o tipo de resenha que será produzida – descritiva ou opinativa – e acrescentar tais apontamentos junto aos resumos já produzidos.
  • Revisar o texto final da resenha, verificando se, de fato, todas as informações importantes foram resumidas, e se os apontamentos feitos estão de acordo com as suas expectativas.

 

Para maiores informações  sobre a resenha crítica ( que nos interessa) vejam o vídeo muito didático no link: https://www.youtube.com/watch?v=igd2-XeLsUY

 

LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 a 14.



Resenha Crítica: Sempre ao seu lado

 

O filme americano do diretor Lasse Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos por um cachorro japonês da raça akita. O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o "Sempre ao Seu Lado".

           O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o animal.                

A mulher do professor Parker não aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que havia morrido, mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um pouco de alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o cachorro fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao animal.

O tempo vai passando e o filme mostra uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários dias, Hachiko acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o trabalho

O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo. Ele tenta mostrar que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo do homem, basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.

Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé. Uma morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo. A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.

       A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos, já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.

      O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor de universidade, morreu em 1925.  Nos anos seguintes, o cão voltou à estação de trem para aguardar o seu dono. Hachiko morreu no mês de março em 1935. Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya.

        O filme é maravilhoso e recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções. 



Nascimento, Andressa da Silva, 8° ano, 2018, São Gonçalo do Amarante 

Escola João Moreira Barroso, Professor Francisco Maurício Araújo




1ª) A finalidade do texto é

a) apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu dono.

b) apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural.

c) criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação.

d) noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.

e)NDA

 

 

2ª) Segundo o texto,

a) a história é baseada em fatos verídicos, onde um cão proporcionou lucros ao diretor do filme.

b) o conflito dar início quando a mulher do professor Parker decide aceitar o animal.

c) Parker encontra o um cão abandonado numa estação de trem e logo decide adotá-lo.

d) a frustração de Parker contribuiu para adotar o Hachiko.



3ª) No trecho: "O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o "Sempre ao Seu Lado".", a palavra grifada introduz uma ideia de

a) alternância.

b) oposição.

c) adição.

d) conclusão.

e)NDA

 



4ª) A mulher do professor Parker resiste em concordar com o marido em adotar o Hachiko por causa de outro cachorro que havia morrido, mas ela acaba aprovando a ideia em aceitar aquele cãozinho em sua casa, porque

a) ela acredita que sua filha ficaria alegre.

b) o Hachiko poderia ser uma forma de substituir a ausência deixada pelo outro cão.

c) acredita que seu marido ficaria mais amoroso e paciente.

d) a relação entre o cão e o seu marido já era intensa.

e)NDA

 



5ª) O trecho abaixo que se identifica uma linguagem conotativa, onde a autora faz uso de uma expressão figurada para tornar a linguagem mais expressiva está em

a) "O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem..."

b) "O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo."

c) "A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos..."

d) "...ainda na esperança de reencontrar Parker."

e)NDA

 

 

6ª) No trecho: "... basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.", as palavras destacadas poderiam ser substituídas respectivamente, sem alterar o sentido da expressão, por

a) apreço e fidelidade.

b) dedicação e amor.

c) indiferença e respeito.

d) hostilidade e consideração.

e)NDA

 



7ª) Há uma opinião em

a) "A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão."

b) "... Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando..."

c) "... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções."

d) "O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão..."

e)NDA



8ª) No trecho: "...pois além de pertencer a uma classificação livre...", a expressão grifada foi utilizada com o intuito de

a) acrescentar posteriormente uma ideia nova.

b) introduzir uma oposição à oração anterior.

c) concluir o que havia dito anteriormente.

d) introduzir uma explicação para o leitor.

e)NDA

9ª) Segundo a autora, o que deixa o telespectador envolvido na história é

a) a reflexão.

b) o bom enredo.

c) a emoção.

d) o sofrimento.

e)NDA

10ª) O momento mais emocionante para muitos telespectadores, segundo a autora, está em

a) "Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé."

b) "Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo."

c) "... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções."

d) "... já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker."

e)NDA

 


11ª) Observe a frase: "Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar." Marque a alternativa abaixo que mostra a mesma expressão reescrita de uma forma diferente, mas com o mesmo sentido.

a) Hachiko sonha com Parker de forma impressionante e ele ainda acredita na sua volta.

b) Hachiko se impressiona com o sonho, e isso o motiva a esperar pelo dono.

c) Hachiko fica impressionado com o sonho, mas ele ainda acredita no retorno de Parker.

d) Hachiko fica impressionado depois do sonho com Parker, pois ainda acredita que ele vai voltar.

e)NDA

12ª) O texto foi escrito

a) em linguagem informal, para torná-lo mais expressivo e comunicativo ao leitor.

b) em linguagem coloquial, porque a escritora ainda não tem o domínio da norma culta.

c) em linguagem culta, pois o gênero resenha crítica não permite a utilização de elementos coloquiais.

d) em linguagem técnica, pois ele apresenta muitas palavras difíceis de entender o significado.

e)NDA

13ª) O trecho em que há um convite ao leitor para assistir ao filme Sempre ao Seu Lado é

a) "... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções."

b) "O filme é maravilhoso e recomendo para toda família..."

c) "O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo."

d) "Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya."

e)NDA

 

14ª) No fragmento: "... depois de anos,  velho..." a palavra grifada estabelece ideia de

a) intensidade.

b) modo.

c) afirmação.

d) tempo.

e) NDA

A zaga aérea do Brasil na Copa

 

Delineamos as estratégias da FAB para garantir marcação cerrada nos céus do país durante o maior evento esportivo do mundo. Entre os preparativos mais complexos para a Copa do Mundo, que começará em junho próximo, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, está a criação de zonas de exclusão aéreas, nas quais os sobrevoos de aeronaves estarão proibidos. É uma medida de segurança que visa evitar atentados terroristas e incidentes aéreos nos locais de grande concentração de turistas e atletas. Esse tipo de iniciativa já foi posta em prática nos Jogos de Londres, em 2012, com grande sucesso. Na ocasião, oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanharam o trabalho dos britânicos. No Brasil, será uma experiência de proporções ainda maiores, envolvendo 12 cidades-sede espalhadas por todo o território nacional – bem menos complexa será a proteção dos céus do Rio nos Jogos Olímpicos. Não que o país seja alvo de atentados, mas, diante dos atuais riscos globais e de suas consequências, todo o cuidado será pouco. A primeira experiência real desse gênero para a FAB foi a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que reuniu 43.000 participantes de 193 nações, em 2012. Depois vieram a Copa das Confederações, em junho de 2013, seguida da visita do Papa Francisco, em agosto do mesmo ano. Em todos esses eventos, caças e helicópteros estiveram de prontidão. (André Vargas, Aero Magazine, nº 237 – 2014. Fragmento.)

 

15) Tendo em vista que as palavras são, por natureza, polissêmicas, é correto afirmar que a determinação do sentido do vocábulo "zaga", no título do texto, ocorre em função da

a) anteposição do artigo definido "a".

 b) caracterização atribuída através de "aérea".

c) extensão da informação acerca da ideia de origem.

d) extensão da informação acerca do evento a que se refere

e) NDA

 

 

16) Considerando as informações apresentadas no texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 ( ) As ações tratadas no texto têm por principal objetivo interromper procedimentos que possam prejudicar grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

( ) As ações de segurança aérea por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, são de menor importância se comparadas às demais citadas no texto.

( ) As ações preventivas se devem a fatores que vão além dos limites territoriais nacionais e suas consequências. a) V – V – V

b) V – F – V

c) V – F – F

d) F – F – V

e) NDA

 

 

17) "Não que o país seja alvo de atentados, mas, diante dos atuais riscos globais e de suas consequências, todo o cuidado será pouco." O período destacado anteriormente possui elementos linguísticos que expressam, sequencialmente,

a) negação e ressalva.

b) condição e oposição.

c) afirmação e condição.

d) explicação e afirmação.

e)NDA

 

1B / 2D / 3B / 4D / 5C / 6A / 7C / 8A / 9C / 10D / 11A / 12C / 13B / 14D 15B 16D 17 A

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