sexta-feira, 15 de setembro de 2023

LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA: 8º ANO

AULA 01/2023

Objeto de conhecimento: Debate Regrado. Posicionamento crítico e conectivos ou articuladores textuais.

Habilidade: (EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos; (EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados. (EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento tec.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, `construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero).

 

  Como é um debate regrado?

Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades. O debate regrado, como o nome indica, segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas. Este tipo de debate é muito comum durante o período eleitoral, onde os candidatos se reúnem e apresentam suas propostas de governo.

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/15371995 Acesso em 19 de out. de 2020.

 

Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião. O debate amplia a capacidade dos alunos de encontrar uma solução a partir da escuta aos outros, sendo que o objetivo do trabalho com os gêneros do domínio do argumentar é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas. 

Além disso, o debate regrado tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala, pois de acordo com Schneuwly e Dolz (2004): 

[...] saber falar, não importa em que língua, é dominar os gêneros que nela emergiram   historicamente, dos mais simples aos mais complexos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.138). 

Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade. E se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais. 

 

Disponível em: http://www.nutricaointegrativapratica.com.br/questionamentos/9-questionamentosAcesso em 19 de nov. de 2020.

Disponível em: file:///C:/Users/Alice/Downloads/43372-178470-1-PB%20(1).pdf Acesso em 19 de nov. de 2020.

 

O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral, ou seja, o "debate regrado".

A principal característica do debate regrado é que as pessoas têm o direito de expor suas opiniões e ideias, ouvir e respeitar os demais, mesmo que sejam opostas, de uma forma organizada e objetiva.

Para que haja um debate regrado faz-se necessário: a) a presença de argumentos que revelam posições positivas ou negativas em relação ao tema; b) concordância, apoio, desacordo e refutação e c) variados tipos de argumento: por exemplificação, de autoridade, de princípios, de causalidade, etc. (DOLZ; SCHNEUWLY; DE PIETRO, 2010)

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/6608656#:~:text=Resposta,-4.1%2F5&text=A%20principal%20caracter%C3%ADstica%20do%20debate,uma%20forma%20organizada%20e%20objetiva. Acesso: 19,  nov. 2020.

 

Como organizar um debate regrado

O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a demonstrar e a convencer. 

Para que o debate corra bem convém definir:

1. O papel de cada um dos intervenientes 

Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso:

·         Saber ouvir - Cada um tem direito à expressão. Não se deve ironizar nem cortar a palavra. Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer. Ouvir bem é pensar no que o outro diz.

·         "Praticar" a expressão oral - Não se aproveita o debate se não se estiver resolvido a tomar a palavra. Esta é uma boa ocasião para se vencer a timidez.                                          Exprimir-se é expor o ponto de vista sobre cada um dos pontos abordados, pelo que deve indicar-se com nitidez a posição que se tem, tendo o cuidado de apoiar cada afirmação com um ou vários documentos/provas.

O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se, pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.

 

2. As etapas para a organização e realização de um debate

·         Escolher um assunto simples e que desperte interesse.

·         Na maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse se tiver sido preparado previamente por quem o organiza, quer em nível da informação fornecida/adquirida, quer pensando sobre o tema em questão.

·         O debate deve ser organizado materialmente, ou seja, como vai ser a sala? Quem vai animar/moderar o debate?

·         O que faz o (a) animador(a)/moderador(a): lança o debate, expondo com clareza o assunto a discutir; dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras intervenham sem a ter pedido; estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se; chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando as intervenções dos participantes "fogem" ao mesmo; controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.

                    Durante o debate, dois secretários tomam notas das principais ideias emitidas que permitirão fazer o balanço final.

Disponível em:https://www.educacaoetransformacao.com.br/como-fazer-um-debate/amp/Acesso em 19 de out. de 2020

Disponível em: http://www.texto.pt/pt/dicas/detalhes.php?sec=7&id=41Acesso em 19 de out. de 2020.

 

Conectivos ou articuladores textuais

Mas o que são conectivos ou articuladores textuais? 

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período. Além disso, alguns advérbios e pronomes também podem exercer essa função. 

Os conectivos ou articuladores textuais são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.

 

Lista de alguns conectivos 

1.     Prioridade e relevância - Usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado. São eles: Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.

ExemploPrimeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.



2.                        Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão - Esses situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos. Alguns deles são: enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; etc.

ExemploLogo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur. 

 

3. Semelhança, comparação ou conformidade – são usados para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto e também para apontar ideias de outro texto (intertextualidade). São eles: Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.

ExemploDe acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.

 

4. Condição ou hipótese - Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma situação futura. Se; caso; eventualmente.

ExemploCaso chova essa tarde, não iremos na academia.

 

5. Continuação ou adição - Utilizamos esses conectivos para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. São eles: Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.

Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.

6. Causa, consequência e explicação - Esses elementos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um fenômeno etc. Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.

Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/conectivos/Acesso: Acesso: 23, nov. 2020. Adaptado.

 

É importante colocar que esses são apenas parte dos conectivos e ideias utilizados na progressão textual, há outros conectivos que expressam outras ideias para dar progressão ao texto, você poderá estudá-los no site: https://www.todamateria.com.br/conectivos/

 

ATIVIDADES

 

1. O que é um debate regrado e qual é a finalidade desse gênero?

 

2. Quais os lugares mais comuns de ocorrerem os debates regrados?

 

3. Por que esse gênero leva o nome de debate regrado?

 

4. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado

  A) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião.

  B) O debate, além de desenvolver as capacidades argumentativas, contribui para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala.

C) Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade.

D) Este tipo de debate é proibido durante o período eleitoral.

 

5. "O debate regrado é um gênero textual oral." Explique esta afirmação, diferenciando texto oral de texto escrito.

 

6. Leia as afirmações a seguir:

 

I- Se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

II- O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas com um gênero da modalidade oral.

III- O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.

IV- Argumentar no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

 

Marque a alternativa correta:




A) Estão corretas as afirmativas I, III.

B) Estão corretas as afirmativas I, II.

C) Estão corretas as afirmativas II, III.

D) Todas as alternativas estão corretas.

 

7. Considerando as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

 

A) (   ) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra. 

B) (   ) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.

C) (   ) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.

D) (  ) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer. 

 

8. Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso saber ouvir e praticar a expressão oral. Comente a afirmação acima. O que você entende sobre saber o ouvir?



9. Leia o parágrafo a seguir para responder às atividades: 

 

Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos para crianças e adolescentes, faz com que os alunos utilizem ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize. [...]

Disponível em: https://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/05/02/artigo-celular-dentro-da-escola-pode-sim/#:~:text=Valorizar%20a%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20recursos,do%20seu%20dia%20a%20dia. Acesso: 23, nov. 2020.Adaptado.

 

A) Que ideia está sendo defendida? 

B) Quais os argumentos que são utilizados?

C) E você, é a favor do uso do celular em sala de aula? Por quê?

 

10. Considere o trecho: "O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize. Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. O elemento conectivo destacado evidencia a ideia de: 

 

A) continuação ou adição

B) causa, consequência e explicação.

C) condição ou hipótese

D) prioridade e relevância

 

11. DEBATE REGRADO EM PRÁTICA

 

VAMOS FAZER UM DEBATE REGRADO? TEMA: A descriminalização do aborto. Para realizá-lo, siga o passo a passo:

1.     Determinação de um tema (nesse caso, o tema já está proposto).

2.     Escolha dos participantes e do moderador.

3.     Definição das regras (quem começa o debate; duração das intervenções; papel do moderador; possibilidade de diálogo; participação do público; direito a réplica e tréplica...).

4.     O moderador saúda o público, apresenta o tema e os participantes; recorda as regras previamente estabelecidas.

5.     Intervenção dos participantes. 

6.     Participação do público para formulação de perguntas.

7.   Encerramento do debate pelo moderador, com a apresentação de um balanço final (feito pelo próprio moderador ou por observadores externos, previamente escolhidos). 

Disponível em: www1.educacao.pe.gov.br. Adaptado.

Convide a sua família ou seus colegas de classe para participar do debate regrado. Antes, realize uma pesquisa sobre o tema, não participe com base no senso comum. Verifique, quais as complicações envolvem a prática do aborto e/ou se elas existem. Há riscos para a mãe? O bebê sofre? Por que a prática do aborto ocorre no Brasil de forma clandestina? Podem ocorrer problemas psicológicos e /ou físicos na mãe, após a prática do aborto? Quais? Por quê? 

Anote as principais informações em seu caderno. 

Após pesquisa realizada e conhecimentos ampliados a respeito do tema, parta para a realização do debate. Faça a sugestão ao(à) professor(a). Pense também em outros temas para serem debatidos.

 

AULA 02/2023

Objeto de conhecimento: Abaixo-assinado. Posicionamento crítico sobre as práticas não institucionalizadas de participação social. Estratégias de produção.

Habilidade: (EF69LP21-A) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou "convocar" para uma reflexão/ação; (EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

 


Abaixo-assinado

Abaixo-assinado é um documento particular, assinado 

por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.

Disponível em:https://www.valor.srv.br/dicionarios/tecnico.php?termo=abaixo-assinado#:~:text=Abaixo%2Dassinado%20%C3%A9%20um%20documento,demonstrar%20queixa%20ou%20protesto%20coletivo.Acesso em 21 de out. de 2020.

 

Ele é válido como um documento específico para a situação em que várias pessoas desejam solicitar algo para alguém que tenha o poder de solucionar as solicitações. Em um abaixo-assinado está presente o desejo de um coletivo de pessoas que anseiam pela mesma coisa, que têm a mesma solicitação, objetivo.

Onde pode ser utilizado?

O abaixo assinado pode ser utilizado em diversas situações, seja para pedir mais segurança, reforma em alguma obra pública, o conserto do elevador do prédio que está quebrado, entre tantos outros. O importante é entender que o foco dele é demonstrar que uma quantidade considerável de pessoas deseja a mesma coisa, não sendo só usado para problemas de responsabilidade pública, mas também do setor privado, ou seja, o abaixo-assinado pode ser utilizado tanto para solicitações do âmbito público como do privado, isso vai depender da solicitação.

 

O que deve ter em um abaixo-assinado?

Por ser considerado um documento, o abaixo-assinado deve conter quatro partes importantes, sendo elas:

·         O Vocativo – No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. Como por exemplo: Senhor, excelentíssimo, doutor, entre outros. Por se tratar de um documento, o mesmo deve ter um padrão formal.

·         O corpo do texto – Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área em que os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.

·         Área de assinaturas – Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.

·         Fim do texto – No final do documento deverá existir o local e a data.

Disponível em: https://www.estudokids.com.br/abaixo-assinado-o-que-e-onde-usar-e-como-fazer/ Acesso em 21 de out. de 2020.

 

Características do abaixo assinado:



1.     Utiliza-se a norma-padrão.

2.     Geralmente são empregados verbos no presente do indicativo.

3.     Usa-se a 1ª pessoa do plural, quando se busca maior pessoalidade, e a 3ª pessoa do plural, quando se busca maior impessoalidade.

4.     Possui uma sequência textual predominantemente argumentativa

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abaixo-assinado Acesso em 21 de out. de 2020.

 

ATIVIDADES 

 

1. Complete as lacunas abaixo com as palavras sugeridas que dão sentido ao enunciado: demonstrar-reivindicar- coletiva- documento- protesto- pessoas- autoridade- assinado

 

"Abaixo-assinado é um ____________particular, ___________por um grupo de ___________, que visa fazer uma solicitação ____________ para pedir ou ____________ algo de interesse comum a uma ________________ ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou ____________ queixa ou ____________ coletivo."

 

2. Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

 

A) O vocativo                            

(  ) Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.

B) O corpo do texto                    

(   )  No final do documento deverá existir o local e a data.

C)Área de assinatura    

(  ) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. 

D) Fim do texto      

(  ) Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe

 

3. Cite as características do abaixo assinado.

 

Leia o texto a seguir para responder às atividades 4, 5, 6 e 7:

 

ABAIXO-ASSINADO EM PROL DE MERENDA NA ESCOLA

 

Senhor José Tenório da Silva, Diretor da E.E.E.F.M. Euclides Mouzinho dos Santos,

 

Nós, abaixo assinados, alunos desta escola, pedimos esclarecimentos a respeito da falta de merenda, tendo em vista que há algum tempo não temos tido o fornecimento do lanche.

Sabemos que os recursos destinados à merenda são poucos e insuficientes, mas sabemos também que eles existem e que temos direito à alimentação na escola, mesmo que não seja todos os dias.


Por isso, pedimos providências a vossa senhoria a respeito deste problema.

 

São Bernardo do Campo- SP, 24 de agosto de 2019.

 

Atenciosamente,

Lívia da Silva Freire Dias, 1º ANO

Francisca Sonally Melo Dos Santos

Leonardo Trajano Ferreira

Katyana Mylena Silveira

Hamana Oliveira Queiroz

Francinete Maria Paiva

Patricia Ravena Bezerra De Menezes

Marcos Fabio Rego Ciraulo

Rosangela Freitas De Souza

Emmanuel Albuquerque

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/32676082 Acesso em 06 de nov. de 2020.

 

4. Agora que você leu o texto (abaixo-assinado), responda:

 

A) A quem ele é dirigido? 

B) Quem escreveu esse texto?

C) Qual o protesto desse texto?

D) Segundo os manifestantes do texto, em que eles querem que o dinheiro público seja investido?

E) Onde e quando esse texto foi escrito?

 

5. Com base no texto acima, podemos compreender que:

 

A) Trata-se de um texto sem nenhuma formalidade e cheio de vícios de linguagem e erros de gramática.

B) Trata-se de uma notícia divulgada na internet, denunciado o diretor Tenório pela falta de merenda na escola.

C) O texto acusa claramente uma única pessoa pela falta de merenda na escola

D) Trata-se de um abaixo-assinado, pedindo mais recursos destinados à merenda dos alunos.

 

6. Que gênero textual é este?

 

7. Assinale V ou F nos parênteses abaixo:

A) (   ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

B) (   ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

C) (   ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

D) (   ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

 

8. Leia as afirmações sobre o abaixo-assinado:

 

I- O Abaixo-assinado, que como toda linguagem escrita, requer técnicas específicas para redigi-lo. Suas características principais são a argumentação e a persuasão, em que um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar melhorias ou mudanças, para reivindicar sobre algum fato decorrente, ente outros.

II- É importante lembrarmos que o público-alvo a quem serão direcionadas as reivindicações serão pessoas influentes e com total autonomia para tomar o poder de decisão.

III- Podemos usar linguagem popular e escrever do jeito que quisermos o abaixo-assinado, pois se trata de um gênero básico do dia a dia das pessoas não exigindo tanta formalidade assim.

IV- No corpo do texto deverá constar a exposição do problema apontado seguido de uma argumentação convincente que a justifique.

V- No vocativo conterá o nome do destinatário e/ou o cargo acompanhado do respectivo pronome de tratamento, dependendo do grau de formalismo e da posição ocupada perante a sociedade.

Marque a alternativa que contém uma afirmação INCORRETA:




A) Itens I, II e III 

B) Itens II, IV e V

C) Itens I, IV e V

D) Itens I e II

 

9.  Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, tal como o gênero abaixo-assinado, é necessário empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opção em que o emprego do pronome de tratamento não ficou adequado ao cargo da autoridade citada.

 

A) Vossa Excelência / Presidente da República.

B Vossa Magnificência / Reitor de universidade.

C) Vossa Senhoria / Senhor José da Silva.

D) Vossa Senhoria / Presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

10. Observe os termos:" pessoa responsável...", "...espaços numerados..." as palavras destacadas estão qualificando substantivos, portanto




A) são pronomes 

B) são verbos

C) são adjetivos

D) são artigos

 

11. Agora que você já estudou sobre o gênero abaixo-assinado, observe o exemplo acima e produza outro abaixo-assinado seguindo as dicas abaixo:

1) Faça um título simples, curto e atraente

É a primeira coisa a ser lida por quem vai participar do seu abaixo-assinado. Por isso, é importante sintetizar a ideia do que você quer mudar e não ultrapassar três linhas. Deve ser direto e atraente. Você pode colocar uma hashtag depois do título, o que ajuda a divulgar nas redes sociais. 

 

2) Diga quem tem o poder de mudar o que você deseja

"Tomador de decisão" é a pessoa ou organização que pode resolver o problema relatado no abaixo-assinado, seja o prefeito, o Ministério Público, uma empresa ou outra instituição. É importante escolher, no máximo, um ou dois tomadores de decisão, pois listar muitos facilita que eles "empurrem" a responsabilidade uns para os outros.

3) Faça um só pedido que tenha chances de se concretizar

Coisas impossíveis de serem alcançadas, como paz mundial ou fim da corrupção, são erros comuns nos abaixo-assinados. Pedir muitas demandas em uma só petição, como listar 10 questões a serem resolvidas pela prefeitura, também não funciona. A recomendação é evitar pedidos amplos demais: ao invés de "proteção para a Floresta Amazônica", você pode pedir a criação de um parque ambiental em uma determinada área. Os abaixo-assinados são realmente efetivos, tanto para mobilizar mais pessoas quanto para conseguir uma mudança, quando eles apresentam demandas concretas e simples de serem captadas pelos usuários na internet. Na mobilização online, um passo de cada vez gera transformações mais sólidas.  

 

4) Faça um texto didático com até 4 parágrafos

O texto é o coração do abaixo-assinado, pois é nele que as pessoas entendem o que você quer mudar. Por isso ele precisa ser didático, simples e autoexplicativo. Não precisa de links para outras histórias nem referências exteriores como artigos científicos. É ideal que ele não ultrapasse 4 parágrafos, pois dificilmente as pessoas lerão mais do que isso. O primeiro parágrafo apresenta a demanda e mostra quem você é (profissão, idade, motivação para o abaixo-assinado). O segundo descreve mais a sua história pessoal e sua ligação com o problema – por que você se importa com isso? Os dois últimos parágrafos devem falar dos efeitos do abaixo-assinado. Para escrevê-los, a recomendação é que você responda a perguntas como: o que acontece se a mudança que eu pedi na petição for feita? Qual a chance do tomador de decisão nos ouvir? O que acontece se ninguém responder? É importante que o abaixo-assinado sensibilize as pessoas. Quanto mais pessoas forem tocadas pela história, mais elas vão apoiar. Elas irão entender que é uma luta de Davi contra Golias e que vale a pena ajudar.

 

5) Se possível, use as redes sociais para buscar apoiadores

É normal você sentir que já "cumpriu a missão" ao criar um abaixo-assinado. Mas o problema que você descreveu não se resolve sozinho. Você precisa chamar seus amigos para assinar, contar com colegas para divulgarem, fazer barulho com a petição. É importante mostrar que a petição é uma ferramenta de pressão. Ela só vai ser útil se você a divulgar em todos os lugares, se reclamar com a autoridade responsável por telefone e internet. Quanto mais você chamar pessoas para assinarem e espalharem seu abaixo-assinado pela internet, mais chances ele tem de ser vitorioso. Os tomadores de decisão – sejam empresas, autoridades ou órgãos públicos – têm medo de que sua reputação fique manchada. Quando algo começa a se disseminar e eles veem o tamanho do barulho que está sendo feito e correm para responder e resolver o problema. Uma dica para convidar as pessoas a assinarem é colocar o texto /invite depois do endereço do abaixo-assinado. Isso abre uma ferramenta que manda mensagens aos seus amigos do Facebook.

 

Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/veja-5-dicas-para-fazer-um-abaixo-assinado-online-vitorioso/ acesso em 09 de nov. de 2020.

 

AULA 03/2023

Objeto de conhecimento: Gênero Relato de experimento científico.  Contextos de produção dos gêneros de divulgação científica, análise da construção composicional e marcas linguísticas dos gêneros de divulgação científica, linguagem dos textos de divulgação científica.

Habilidade: (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), infográfico (estático e animado), relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc.; (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros; (EF69LP42-B) Reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.

 

RELATO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO

 

O relato de experimento científico é um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de alguma forma com o conhecimento científico.

É a descrição que um autor ou uma equipe faz de uma vivência profissional exitosa ou não, mas que contribua com a discussão científica, a troca e a proposição de ideias sobre algo relativo a ciências.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituíram a experiência. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe aos participantes. 

O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros cientistas/trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer. 

Então, é importante destacar que o relato de um experimento científico deve ter uma linguagem clara e objetiva. Para isso, frases curtas, impessoalidade usando um narrador em 3ª pessoa, são elementos fundamentais para que o seu texto alcance os objetivos desse gênero textual.

Seja como for, o relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão.

 

Estrutura do experimento científico 

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas ou conclusão

Disponível em: https://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%c3%a7%c3%b5es-Elabora%c3%a7%c3%a3o-de-Relato-de-Experi%c3%aancia.pdf Acesso em 30 de out. de 2020. (Adaptado)

 

Marcas de linguagem: O que é impessoalidade

A impessoalidade da linguagem é uma técnica importante na redação, quando se deseja atribuir mais confiabilidade ao texto. O objetivo principal de escrever um texto de maneira impessoal é eliminar marcas de subjetividade do discurso, isto é, evitar opiniões próprias, o que proporciona mais credibilidade ao texto. Observe as dicas a seguir:

Disponível em: https://files.cursoenemgratuito.com.br/uploads/2019/09/Impessoalidade-para-post.jpg/ acesso em: 21, fev. 2022.(adaptado)

 

Observe um exemplo de relato de experimento científico bem básico.

 

Introdução 

Muitas pessoas desconhecem o processo de formação da chuva na natureza. 

Objetivo 

Criar uma simulação das condições que formam a chuva. Materiais 1 pote transparente com água quente; 1 prato; Gelo. 

 

Método 

Com o prato, cobriu-se o pote com água quente e esperou-se alguns segundos. Depois, colocou-se os cubos de gelo em cima do prato. 

 

Resultados 

Apareceram pequenas gotas dentro do pote. Criou-se uma chuva artificial. 

 

Conclusão 

Em contato com a superfície fria, o vapor se condensa e formam-se gotas de água na superfície do copo. É o que acontece quando a água evapora com o calor: o vapor sobe e encontra o ar frio, se condensa e cai como chuva. 

Disponível em: https://www.aulaparana.pr.gov.br/sites/aulaparana/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/lingua_potugua_3ano_6semana.pdf/ Acesso em: 21, fev. 2022.

 

ATIVIDADES  

 

 

 

 Para essa experiência você irá precisar de:

1 pote

1 folha de papel

1 panela funda

Água

 

Procedimento:

Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.

Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nessa posição por alguns instantes e depois o retire da panela.

 

Orientações para a realização da experiência:

Como você vai realizar esta experiência em casa, escreva no caderno as hipóteses levantadas.

Observe os materiais necessários e o procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, levante suas hipóteses em relação à questão: "O papel irá molhar depois de colocado na bacia? "

Ao final da experiência, o papel não molhará. Então, sugerimos que você questione: Por que o papel não molhou?










Disponível em:  http://aprendacom.efeitoazaron.com/tag/experiencia/ Acessado em 30 de out. de 2020.

 

Com o debate, é importante que chegue à conclusão:

A água não consegue entrar no pote porque ele está cheio de ar! À primeira vista, você poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar, o qual ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho do pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.

 

2. Ao terminar a experiência, relate: 

 

A) O que você achou dessa experiência?

B) O que te chamou mais a atenção no experimento? Justifique.

C) O resultado do experimento foi o que você esperava? Justifique.

D) Relate a experiência vivenciada, conforme modelo citado acima (processo de formação da chuva na natureza).

 

Pesquise outro experimento científico, vivencie-o e relate-o.

 

Sugestão de sites: 

https://manualdomundo.uol.com.br/experiencias-e-experimentos/como-fazer-bolhas-flutuarem-com-eletricidade/ Acesso: 21, fev. 2022.

https://manualdomundo.uol.com.br/experiencias-e-experimentos/aposta-da-tensao-superficial/ Acesso: 21, fev. 2022.

 

3. Após a realização da experiência, deverá elaborar um texto que relate o experimento. Observe como esse texto deve ser estruturado (Introdução; objetivos; resultados observados; conclusão). Ele deve trazer o nome do experimento, os materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas.  Além disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência feita.

 

Experimento:_____________________________________________________________

Materiais utilizados (O que foi usado): __________________________________________

Procedimento (O que foi feito): _______________________________________________

Conclusões (O que se percebeu): ______________________________________________

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13512 Acesso em 30 de out. de 2020. (Adaptado)

 

4. Explique o que você entendeu sobre o que é um relato de experimento científico.

 

5. A respeito do gênero relato de experimento científico, analise os itens a seguir: 

I. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

II. O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

III. Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

IV. O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões.

Marque a alternativa em que todos os itens estejam corretos:

A) Somente os itens I,II e III  estão corretos.

B) Somente os itens II e III estão corretos.

C) Somente os itens II e IV estão corretos.

D) Somente os itens I, III e IV estão corretos.

 

6. Qual é a função social ou a função comunicativa do relato de experimento científico?

 

7. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

A) (  ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

B) (   ) O relato de experimento científico é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

C) (   ) O relato de experimento científico deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

D) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além e trazer reflexões relevantes sobre o experimento.

8. Como deve ser a linguagem de um relato de experimento científico? 

 

9. Marque a alternativa incorreta sobre o relato de experimento científico:

A) O relato deve estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.

B) As experiências relatadas devem contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências. 

C) Para realizar o relato de uma experiência científica, não é necessário descrever todos os passos seguidos.

D) Um relato de experimento científico deve ser descrito fielmente sobre toda experiência realizada

 

10. Marque a alternativa em que há um erro de concordância:

A) É importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

B) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

C) Nem todas as experiências mostra resultados positivos.

D) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação.

 

11. Observe o trecho: 

"O relato de experimento científico é um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de alguma forma com o conhecimento científico. " Nesse trecho há marcas de linguagem escritas em

 

A) 1ª pessoa: eu, nós (pessoal).                                B) 3º pessoa: ele (s), ela(s) (impessoal).

 

12. No trecho: "O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação," a parte destacada exerce sintaticamente a função de

A) (   ) predicado

B) (   ) adjetivo

C) (   ) sujeito

D) (   ) verbo

 

AULA 04/2023

Objeto de conhecimento: Gênero Conto de Humor. Análise das formas de composição dos textos narrativos. Textualidade.

Habilidade: (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção; (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo. (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc.

 

Conto de humor

conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados. Contos de humor não são piadas! O humor é leve e refinado!

O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens (quem?), situando-as no tempo (quando?) e no espaço (onde?); enredo, complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

Disponível em  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4736/a-oralidade-caracteristica-dos-contos-de-humor#:~:text=Os%20contos%20de%20humor%2C%20especificamente,na%20intera%C3%A7%C3%A3o%20entre%20autor%2C%20textohttps://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htm/Acesso em 09 de nov. 2020. (Adaptado)

 

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.



Elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso direto. Observe o exemplo, a seguir, em um pequeno trecho de A Brasileira de Prazins, de Camilo Castelo Branco, os verbos de elocução estão assinalados em negrito:

 

"— Pois ele amou a Maria da Fonte? — perguntei com ardente curiosidade histórica, para esclarecer a minha pátria com um episódio romanesco das suas guerras civis. Ela sorriu e respondeu

— Agora! Quer dizer que o meu cunhado morreu quando por aí andavam os da Maria da Fonte a tocar os sinos e a queimar a papelada dos escrivães, sabe vossemecê? Acho que foi então ou por perto. — E ajuntou: — Ele gostava aí muito de uma moça, isso é verdade. Era a Marta... 

— Marta? — Disse eu com a satisfação de ver confirmada a assinatura do bilhete."

Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-os-verbos-de-elocucao/23917#:~:text=A%20elocu%C3%A7%C3%A3o%20diz%20respeito%20ao,%2C%20implorar%2C%20comentar%2C%20exclamar. Acesso em: 25 de fev. de 2022. 

Observe mais um exemplo de uso de verbos de elocução

Mãe, posso ir ao cinema com minhas primas? – perguntou Soraia.
A mãe afirmou:
– Pode, filha. 
– Obrigada, mãe! – exclamou, alegre, a filha.
– A que horas vocês vão? – indagou a mãe.
– Ainda não sei. – respondeu Soraia – Vou perguntar à prima Ana.

Disponível em https://www.conjugacao.com.br/verbos-de-elocucao/ Acesso em: 25 de fev. de 2022. 

 

Posicionamento do verbo de elocução na frase

Antes do discurso: O verbo de elocução vem seguido de dois pontos.

Lúcia, em desespero, gritou:

– O que aconteceu?

Depois do discurso: O verbo de elocução vem separado por um travessão.

– Não gosto das atitudes daquela garota. – comentou Rogério.

No meio do discurso: O verbo de elocução vem separado por travessões.

– Ainda não sei... – hesitou Lara – Confirmo assim que conseguir. Ok?

Disponível em: https://www.conjugacao.com.br/verbos-de-elocucao/ Acesso em 25 de fev. de 2022. 

ATIVIDADES

 

1. Segundo o texto lido, explique o que é o conto de humor.

 

2. Marque a alternativa correta sobre contos de humor.




A) Contos de humor são piadas!

B) Não são narrativas engraçadas.

C) Nele o humor é leve e refinado!

D) Todas as alternativas estão corretas.

3. Vimos que um conto de humor é uma narrativa engraçada, cômica. Ele conta uma história que se passou e, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Que elementos compõem um conto de humor?

 

4. Sobre o gênero textual conto de humor, marque a alternativa correta:

I- É uma narrativa breve escrita em prosa.

II- Possui os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa.

III- Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa.

IV- Trata-se de gênero textual jornalístico e não literário. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, no nosso dia a dia.

 

A) Somente a alternativa I está correta.

B) Somente as alternativas I e II estão corretas.

C) As alternativas I, II e III estão corretas.

D) Nenhuma alternativa está correta.



5.                       Além da função de divertir o leitor, qual outra função este tipo de gênero nos apresenta

      Leia o conto de humor a seguir para responder às perguntas de 6 a 10:

O caboclo, o padre e o estudante

(Conto recolhido pela Câmara Cascudo)

Disponível em:http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/04/caboclo-engabelar-padre-e-estudante-no.htmlAcesso em 09 de nov. de 2020.

Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.

Pela manhã, os três se sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:

- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

- Seu doutor, seu padre, o queijo!

– Vosmicês esqueceram o queijo!

Então vosmicês responderam de longe, do céu:

- Come o queijo, caboclo! - Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

- O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo...

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2019/01/atividade-de-compreensao-genero-conto-8.htmlAcesso em 09 de nov.de 2020.

 

6. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda:

A) Qual é o gênero textual? Que características comprovam a sua resposta?

b) Qual é o tipo textual (narração, dissertação, exposição, injunção, descrição)?

 

7. O assunto abordado no texto é

A)  a história de um burro falante.

B)  a história de três amigos que ganharam um queijo.

C)  história de três amigos viajantes que disputavam um pedaço de carne.

D) história de um padre que fugiu do convento.

8. Quem você considera o mais esperto dos personagens? Por quê?

 

9. Marque (V) ou (F) para as alternativas falsas ou verdadeiras sobre as explicações dos sonhos de cada um:

A) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. 

B) O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. 

C) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois mandavam ele comer o queijo. Então ele comeu pensando que o sonho era real.

D) Nenhum deles conseguiu comer o queijo.

 

10. Você concorda com a atitude do padre tentando "engambelar" o estudante e o caboclo? Justifique.

 

11. Há discurso direto em:

A) "O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente".  

B) "Por ela, ele subia triunfalmente para o céu".

C) "O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia". 

D) "- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos".

 

12. Destaque no trecho abaixo os verbos de enunciação ou elocução.

 

O caboclo riu e contou:

- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

- Seu doutor, seu padre, o queijo!

 

13. Destaque no texto um trecho que contenha discurso indireto.

 

Produção textual

Agora você já pode escrever o seu próprio conto de humor. Não esqueça dos elementos que o compõe e de como ele se estrutura. Lembre-se que precisa haver: apresentação das personagens (quem?), situando-as no tempo (quando?) e no espaço (onde?); enredo, complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

·         Pense em uma situação inusitada que poderia gerar humor e escreva um conto humorístico.

Ao finalizar o seu texto, reveja-o e, se necessário, reescreva-o corrigindo todas as imperfeições. Observe os parágrafos, letra maiúscula em nomes próprios, coerência do texto, ortografia, concordâncias. 

Bom trabalho! 

 

AULA 05/2023

Objeto de conhecimento: Gênero notícia - Construção composicional.

Habilidades: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens, o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes e charges, a crítica, a ironia ou o humor presente. (EF69LP16-A) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também podem contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.). (EF69LP17-B) Perceber e analisar os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários).

 

GÊNERO: NOTÍCIA

 

Principais Características da Notícia

·         Texto informativo,

·         Descritivo e/ou narrativo,

·         Divulgado em meios de comunicação,

·         Linguagem formal,

·         Estruturado com título e com subtítulo (principal e auxiliar, respectivamente),

·         Escrito em terceira pessoa (impessoalidade),

·         Imparcialidade.

 

A notícia é um gênero muito conhecido cujo objetivo é informar a sociedade sobre determinados acontecimentos, aqueles que são mais importantes no momento presente dos fatos. 

Ademais, o leitor, ao acessar a um jornal, a uma revista, a um sítio jornalístico, dentre outras mídias, encontrará notícias sobre economia, sobre violência, sobre cultura, sobre bolsa de valores e sobre outros temas. Logo, estas notícias estão sempre informando aquilo que a população quer saber.

A notícia visa apresentar às pessoas o mínimo de informação sobre os fatos, pois não é um gênero exaustivo, não cansa o leitor, ao contrário, ele fala de um modo bastante sucinto a respeito.

Ao redigir a notícia, necessita-se de muita cautela com as palavras porque este gênero textual tem como princípio ser impessoal (eu não me coloco no texto, ou seja, não tem primeira pessoa, o texto é referencial, pois escreve-se sempre na terceira pessoa) e imparcial (não tem lado, ou seja, não há posicionamento a favor ou contra o fato noticiado, busca sempre a objetividade da narrativa). Portanto, a escolha de palavras (dos léxicos) faz muita diferença, pois a notícia sempre busca a melhor compreensão do leitor e em como o texto deve ser lido.

Uma boa notícia é aquela que oferece o máximo de informações com o mínimo de palavras, então o jornalista é uma figura que está sempre em busca de encontrar a palavra (o léxico) que consiga, de modo eficiente, resumir o que se quer dizer, desenvolvendo um texto que seja 

A notícia é estruturada por 3 partes: 



·         TÍTULO: é o nome do texto, portanto o jornalista dará um título que apresentará claramente o tema central, oferecendo ao leitor uma fácil compreensão.

Ressalta-se que o título é um pouco diferente de manchete, este é um texto com função apelativa, uma espécie de título que vai na capa dos jornais, em geral, para chamar a atenção do leitor, logo a manchete é mais agressiva a qual nem sempre vai direto ao ponto, condicionando o leitor à curiosidade. 



·         SUBTÍTULO: tem por função resumir toda a notícia, oferecendo maior compreensão ao título e, provavelmente, despertará a curiosidade em saber mais detalhes a respeito daquele tema.

É importante ressaltar, também, que as notícias mais curtas não costumam ter subtítulo, tem-se apenas o título e o corpo textual, porém as notícias mais longas terão as 3 partes.



·         CORPO TEXTUAL: é o relato do fato o qual apresenta alguns elementos (Lead: Quem? O que?, Onde?, Como?, Por quê?, - entre outras questões que podem ser levantadas na construção do texto) essenciais à notícia.

 

Veja o exemplo a seguir:

 

Homem que passou a vida gravando sons da natureza lança coleção completa com 30 mil horas

Britânico viaja o mundo gravando sons de animais e do ambiente desde 1975, e agora divulgou sua coleção completa, com o objetivo de aumentar a conexão das pessoas com a natureza.

 

Uma coleção rara com mais de 100 mil gravações e o total de 30 mil horas de sons foi disponibilizada de graça na internet pelo projeto "Martyn Stewart's Listening Planet".

Martin Stewart é um britânico que passou a vida fazendo essas gravações, desde os 11 anos de idade, e já viajou por mais de 50 países procurando sons de animais e do ambiente.

Ele se tornou uma das principais referências em áudios da natureza no mundo, mas nunca tinha colocado sua coleção completa na internet.

É comum encontrar sons dos álbuns que ele lançou em vídeos de meditação e relaxamento no YouTube, que ficaram em alta após o início da pandemia.

O objetivo principal de Martyn, ele diz no site do projeto, é aumentar a conexão dos homens com a natureza e, com isso, aumentar a consciência da importância de preservá-la.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2022/03/05/homem-que-passou-a-vida-gravando-sons-da-natureza-lanca-colecao-completa-com-30-mil-horas.ghtml)

Leia o texto a seguir e responda às atividades. 

 

Motorista de caminhão morre em acidente

O condutor de um caminhão caçamba morreu após se envolver em um grave acidente na manhã de ontem em Igrejinha, no Vale do Paranhana. O veículo desgovernado desceu uma rua, colidiu em dois carros, bateu em um prédio, destruiu uma feira de produtores locais e atingiu duas casas.

O acidente ocorreu por volta das 7h30min na Rua Plínio Salgado, que liga a RS020 ao bairro Viaduto. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital. Eles estavam em dois veículos. Em um dos carros estavam pai, mãe e o filho. No outro, uma mulher.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Joni Rodrigues Feltes, suspeita que o caminhão tenha sofrido pane mecânica ou que o condutor tenha sofrido mal súbito. O motorista do caminhão, Remi Zini, 78 anos, morreu no acidente.

Lisete Crezizanovski, 50 anos, morava em uma das residências atingidas, que acabou sendo interditada pelos bombeiros. Ela conta que havia saído de casa 15 minutos antes do acidente. Por um telefonema, foi avisada que a moradia onde vivia há três meses tinha sido atingida.

- Me avisaram que tinha dado um acidente com a minha casa, não falaram no momento o que era. Achei que tivesse pegado fogo, mas quando cheguei vi a tragédia que tinha acontecido. A cabine do caminhão está dentro do quarto. Não sobrou nada da casa-conta.

Os feridos – dois homens e uma gestante – foram liberados no início da tarde. Uma mulher, com suspeita de fratura em vértebras, seguia em observação, mas o seu quadro de saúde não é grave. A polícia civil de Igrejinha aguardará a perícia para identificar os motivos das colisões.

Fonte: Jornal Zero Hora. 9 de agosto de 2019, página 19. Edição 19.473.

 

 ATIVIDADES

 

1. Quanto ao tipo e gênero textual, respectivamente, podemos classificar o texto como:

(A) descrição e poesia.

(B) narração e notícia.

(C) argumentação e conto.

(D) narração e crônica.

 

2. Qual é o título do texto acima apresentado?

 

3. O texto apresenta subtítulo? Caso haja, qual é o subtítulo?

 

4. No corpo textual, apresenta-se a opinião do autor da notícia? Justifique sua resposta.

 

5. Identifique um trecho que demarque as características do gênero notícia.

 

Releia os trechos extraídos da notícia lida.

"O veículo desgovernado desceu uma rua, colidiu em dois carros, bateu em um prédio, destruiu uma feira de produtores locais e atingiu duas casas." E "O acidente ocorreu por volta das 7h30min na Rua Plínio Salgado..."

 

6. Nesses trechos, os verbos destacados indicam que os fatos

A) ocorrem no presente.

B) ocorrerão no futuro.

C) ocorreram no pretérito

 

Filha de catadora de recicláveis que pegava oito ônibus por dia para estudar em Goiânia é aprovada em medicina

 

A estudante Milene Alves de Souza Almeida, de 17 anos, teve de vencer diversas dificuldades para realizar o sonho de ser aprovada em uma faculdade de medicina. Ela pegava oito ônibus por dia para sair de casa, em Goianira, estudar em Goiânia e voltar para a residência. Filha de catadora de material reciclável, ela se inspirou na força da mãe, que enfrenta um tratamento contra o câncer, e no irmão, que também estuda medicina.

Milene foi aprovada para a Universidade Federal do Tocantins. Durante sua vida acadêmica, gastava duas horas para chegar até a escola, onde passava o dia inteiro mergulhada nos livros.

"Eu amo a escola, é um lugar muito querido para mim. Eu vi no estudo uma oportunidade para mudar de vida", disse.

Até o sexto ano, ela estudava na rede pública de ensino. Porém, devido ao grande esforço, uma professora conseguiu uma bolsa em uma escola particular da capital para ela terminar o ensino médio.

"É uma grande aprovação, uma conquista para mim, é o que eu sempre quis. Estou até sem palavras para descrever", completou.

Disponível em: O Popular, 07 de maio de 2019

 

7. O texto, que tem como finalidade principal informar sobre um fato incomum, é do gênero

A) carta de leitor.

B) mensagem de internet.

C) crônica.

D) notícia.

8. Sobre quem o texto fala? 

 

9. Qual a principal informação que o texto apresenta?

 

10. Como a aluna conseguiu sair de uma escola pública e ir para uma escola particular? 

 

11. A partir do texto, através de trechos, apresente 3 verbos no presente do indicativo e 3 verbos no pretérito do indicativo.

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

A partir da coletânea de imagens a seguir e de outras informações que julgar pertinentes, elabore uma notícia sobre a temática HARMONIZAÇÃO FACIAL. Observe, reflita e pesquise para fundamentar as ideias formuladas ao longo do seu texto. Nesta notícia você deverá:

A) Apresentar qual a temática em questão. 

B) Mostrar uma das possíveis motivações sociais (coletivas) que levam as pessoas a se submeterem a tal procedimento estético. 

C) Apresentar uma consequência da harmonização que não seja vinculada apenas ao aspecto individual/exclusivamente pessoal. 

D) Esta narrativa não deve apresentar criticidade.

 

Texto I

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/352266002086162521

Texto II

Disponível em: https://www.almanaquesos.com/riscos-da-harmonizacao-facial-procedimento-que-conquistou-os-brasileiros/

Texto III









Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/531424824786950181







 RESPOSTAS: 

   

Aula 1: 

 

1.      Espera-se que o estudante entenda que debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento e que a finalidade do gênero é desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala

2. Espera-se que o estudante entenda que o debate regrado acontece geralmente durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.

3. Espera-se que o estudante entenda que este gênero leva o nome de debate regrado porque segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas.

4. Alternativa D – Espera-se que o estudante entenda que esta alternativa está incorreta, pois segundo os estudos realizados, este tipo de debate deve acontecer, principalmente, durante o período eleitoral.

5. Espera-se que o estudante entenda que o debate regrado é oral porque acontece por meio da fala. É um texto oral natural e pode sofrer diversas variações em função do vocabulário, sotaque e regionalismos; havendo também a presença do sotaque e do estilo de fala de cada pessoa.

O texto escrito, como o próprio nome diz, é aquele que deciframos visualmente através da leitura, havendo diferentes gêneros para esse tipo de texto, desde artigos jornalísticos até livros de romance.

6. Alternativa D- Espera-se que o estudante entenda que todas as alternativas estão corretas. Veja:

I- Os alunos devem ter facilidade para argumentar, dar opiniões para poder se sair bem em qualquer momento social.

II- A finalidade do debate regrado é promover nos alunos habilidades para argumentar e dar opiniões sobre determinados assuntos através da fala.

III- O debate nos auxilia na troca de ideias, experiências e nos ajuda a ter facilidade para discutir pontos de vista e a reflexão.

IV- Por meio do debate, é possível buscar em conjunto a resolução de problemas relacionados aos que estão sendo discutidos.

7. Espera-se que o estudante responda: V-F-V-V

a) Alternativa verdadeira - Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra. Não podemos criticar o colega, nem o interromper enquanto estivar falando. 

b) Alternativa falsa - O valor de um debate (nunca) reside no valor dos argumentos. É a forma de expor suas ideias que enriquece a sua fala.

c) Alternativa verdadeira- Podemos e devemos mudar de opinião sempre. Se a forma de pensar não for a mais correta, devemos ser flexíveis e pensar diferente.

d) Alternativa verdadeira- Devemos respeitar a opinião do outro e ter o cuidado de ouvir o colega enquanto fala.

8Espera-se que o estudante tenha entendido que saber ouvir é respeitar a opinião do outro, entender que cada um tem direito à expressão, que não se deve ironizar nem "cortar" a palavra do outro enquanto ele fala. Mesmo que não concorde com a opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm a dizer. Ouvir bem é pensar no que o outro diz.

9.  a) Espera-se que o estudante faça a inferência da ideia defendida.

b)  Espera-se que o estudante identifique os argumentos utilizados na defesa da ideia. 

c) Resposta pessoal. Espera-se ainda que o estudante se posicione.

 

10. Alternativa B - Espera-se que o estudante identifique o elemento conectivo destacado evidencia a ideia de causa, consequência e explicação.   

11. Resposta pessoal. Realização de um debate regrado. Espera-se que o estudante realize uma pesquisa sobre o tema antes de participar do debate e anote as principais informações no seu caderno. Espera-se ainda que ele realize o debate do tema com colegas e/ou familiares, bem como leve a proposta para a sala de aula.

 

Aula 2: 

 

1.  Espera-se que o estudante tenha compreendido que a sequência certa das palavras que completam as lacunas do enunciado é: documento - assinado- pessoas- coletiva- reivindicar- autoridade- demonstrar- protesto

"Abaixo-assinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo."

2. Espera-se que o estudante tenha entendido cada item na sequência b-d-a-c

a) O vocativo

b) O corpo do texto 

c) Área de assinatura 

d) Fim do texto

(b) Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.

(dNo final do documento deverá existir o local e a data.

(a) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. 

(c) Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.

3. Espera-se que o estudante tenha entendido que as características do abaixo-assinado se apresentam desta forma:

1.Utiliza-se a norma-padrão.

2.Geralmente são empregados verbos no presente do indicativo.

3.Usa-se a 1ª pessoa do plural, quando se busca maior pessoalidade, e a 3ª pessoa do plural, quando se busca maior impessoalidade.

4.Possui uma sequência textual predominantemente argumentativa.

4. Espera-se que o estudante compreenda que:

a) O texto foi dirigido ao Senhor José Tenório da Silva

b) O texto foi escrito pelos alunos cujos nomes estão na lista (os nomes estão a partir do nome Lívia Da Silva Freire Dias)

c) O protesto do texto é a falta da merenda na escola

d) Os manifestantes querem que o dinheiro público seja investido no lanche para os alunos (merenda)

e) Este texto foi escrito em São Bernardo do Campo- SP, em 24 de agosto de 2019.

5. Espera-se que o estudante tenha entendido que a resposta correta está na alternativa D, que trata de um protesto solicitando mais recursos para merenda escolar.

6. Espera-se que o estudante entenda que este gênero é o abaixo assinado.

7. Espera-se que o estudante compreenda que as respostas corretas estão na sequência: F/V/F//V, pois segundo as afirmativas, 

a) (F) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

b) (V) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

c) (F) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

d) (V) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

8. Espera-se que o estudante tenha entendido que a alternativa que contém uma informação incorreta está no item da letra (a)  Itens I, II e III"Podemos usar linguagem popular e escrever do jeito que quisermos o abaixo-assinado, pois se trata de um gênero básico do dia a dia das pessoas não exigindo tanta formalidade assim."  O item III não está correto.

9. Espera-se que o estudante compreenda que a resposta correta está na alternativa D- o emprego do pronome de tratamento não ficou adequado ao cargo da autoridade citada, porque para Presidente do Supremo Tribunal Federal é Vossa Excelência e não Vossa Senhoria. 

10. Espera-se que o estudante compreenda que a resposta correta está na alternativa C – "pessoa responsável...", "...espaços numerados..." as palavras destacadas estão qualificando os substantivos pessoa e espaços, por isso são classificadas como adjetivos (qualidade). 

11. Produção de Texto.

 

  Aula 3: 

 

1. Pessoal – O estudante irá apenas vivenciar o experimento científico.

2. a, b e c - Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal.

4. Espera-se que o estudante compreenda que o relato de experiência científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

5. Espera-se que o estudante compreenda que a resposta correta é a alternativa D - Somente os itens I, III e IV estão corretos.

O item II afirma que o relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória. Porém, a afirmação correta é: "O relato de experimento científico não é uma narração emotiva e subjetiva, e nem uma mera divagação pessoal e aleatória. "

6. Espera-se que o estudante compreenda que o relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões.

7. V-F-V-V

Espera-se que o estudante compreenda que todas as afirmações estão corretas, exceto o item b, pois o correto é afirmar que "o relato é feito de forma contextualizada, com objetividade e aporte teórico."

8. Espera-se que o estudante compreenda que enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer. Então, deve-se optar por uma linguagem clara e objetiva, impessoal e mais formal.

9. Espera-se que o estudante compreenda que a resposta incorreta está na alternativa C, porque um relato necessita ser descrito mostrando todos os detalhes e passos seguidos para se chegar a um resultado real.

10. Espera-se que o estudante compreenda que há um erro de concordância na alternativa C. Nem todas as experiências mostra resultados positivos. O verbo mostra, deve concordar com o termo "experiências". Assim, a frase correta é "Nem todas as experiências mostram resultados positivos."

11. Espera-se que o estudante compreenda as marcas de impessoalidade do discurso.

b) 3º pessoa: ele (s), ela(s) (impessoal).

12. Espera-se que o estudante compreenda que no trecho: "O relato de experiência científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação." a parte destacada exerce sintaticamente a função de sujeito, pois além de ser um dos termos essenciais da oração, é responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. O sujeito é o termo com qual o verbo concorda.

 

  Aula 4: 

 

1. Espera-se que o estudante tenha compreendido que conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados.

2. Espera-se que o estudante tenha entendido que a resposta correta está na alternativa c: Nele o humor é leve e refinado!

3. Espera-se que o estudante compreenda que são os mesmos elementos que compõem qualquer uma narrativa: enredo, personagem, tempo, espaço, clímax e desfecho.

4. Alternativa c) As alternativas I, II e III estão corretas.

Espera-se que o estudante compreenda que a última alternativa está incorreta. O conto é um texto artístico literário, não faz parte do campo jornalístico.

5. Espera-se que o estudante tenha compreendido que os contos de humor possuem a finalidade de criticar a um determinado contexto social, principalmente no campo da política, além da função de divertir o leitor.

6. Espera-se que o estudante tenha entendido que:

a) O gênero textual é conto de humor. As características são: o texto é cômico e possui os mesmos elementos de uma narrativa: personagens, espaço, enredo, tempo, clímax e desfecho.

b) O tipo textual é o narrativo. 

É importante que o estudante diferencie tipos textuais de gêneros textuais e que compreenda que os tipos textuais, ou tipologia textual, apresentam propriedades linguísticas intrínsecas nas quais se apoiam os diversos gêneros (conto, notícia, charge, artigo de opinião, etc.)

7. Espera-se que o estudante identifique o assunto do texto. Alternativa b) a história de três amigos que ganharam um queijo.

8. Resposta pessoal. No entanto, espera-se que o estudante responda que é o caboclo, porque foi quem inventou a melhor história para comer o queijo e conseguiu comê-lo. 

9. Espera-se que o estudante tenha entendido que as alternativas a, b e c são verdadeiras e apenas a alternativa d é falsa. V-V-V-F

a) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. (verdade)

b) O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. (verdade)

c) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois o mandava comer o queijo. Então ele comeu pensando que o sonho era real. (verdade)

d) Nenhum deles conseguiu comer o queijo. (falsa)

10. Resposta pessoal. Espera-se que o estudante tenha uma opinião formada sobre a atitude do padre ao tentar enganar os companheiros, considerando que ele deveria ser um exemplo de fidelidade para o guia e para o caboclo, devido ao cargo que ele ocupa, embora todos devam ser honestos com as pessoas.

11.              Alternativa d) "- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos."

Espera-se que o estudante identifique o discurso direto, assim, ele precisa saber que: 

Discurso direto - É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos de elocução, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

12. O caboclo riu e contou:

- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

- Seu doutor, seu padre, o queijo!

13.              Espera-se que o estudante identifique corretamente o discurso indireto no texto, como por exemplo: 

"O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia." 

O estudante precisa saber que: 

Discurso indireto - É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas.

 

Aula 5: 



1.      Alternativa D.

2.      O título do texto é: Motorista de caminhão morre em acidente

3.      Neste texto não há subtítulo, pois nem sempre o gênero notícia apresenta um subtítulo.

4.      No corpo textual não há opinião do narrador, pois o gênero notícia tem como objetivo apresentar os fatos sem criticidade do narrador.

5.      Exemplo: "O veículo desgovernado desceu uma rua, colidiu em dois carros, bateu em um prédio, destruiu uma feira de produtores locais e atingiu duas casas." Pede-se para que o(a) estudante observe os verbos caracterizadores dos fatos noticiados. 

6.      Alternativa C - ocorreram no pretérito. Na atividade, o(a) estudante fará uma análise dos tempos verbais mais utilizados no gênero Notícia, pois estes indicam quando ocorreram os fatos. Ressaltar com os(as) estudantes o tempo verbal utilizado na construção desse gênero.

7.      Alternativa D.

8.      Sobe a estudante Milene Alves de Souza Almeida, de 17 anos.

9.      A aprovação de Milene na Universidade Federal de Tocantins para o curso de medicina.

10.  Até o sexto ano, ela estudava na rede pública de ensino. Porém, devido ao grande esforço, uma professora conseguiu uma bolsa em uma escola particular da capital para ela terminar o ensino médio.

11.  Exemplos: Pretérito: pegava, inspirou e gastava.

       Presente: amo, é e estou.

Na Produção Textual, espera-se que o(a) estudante crie uma notícia a respeito de uma pessoa que tenha feito ou que fará uma harmonização facial e apresente suas causas e consequências físicas e psicológicas.

 

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