sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Interpretação de textos variados

 

Toca o despertador e meu pai vem me chamar:

— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.

Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, há um enorme elefante.

Ele tem essa mania, todo dia vem aqui.

Senta em cima de mim, e começa a ler gibi.

O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado.

Como eu posso levantar

Com o bichão aí sentado?

O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista.

Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista...

Espera um pouco, papai...

Não precisa ser agora.

daqui a cinco minutos o elefante vai embora!

Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo.

Vou pra escola, que remédio,

Com o bicho nas costas e tudo!

 

1 -Na frase: "— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar".

A repetição da palavra "levanta", significa

(A)           a insistência do pai.

(B)  os gritos do pai.

(C)  a preguiça do filho.

(D)  o desânimo do filho.

 

Leia o texto abaixo e responda.

Londres, 29 de junho de 1894

Lenora, minha prima

 

Perdi o sono, por que será? Mamãe uma visita diferente. Depois do jantar ouvimos um barulho enorme. Eram cavalos relinchando. Alguém bateu à porta. Watson, nosso mordomo, foi abrir.

Era um homem esquisito: branco, magro, vestido de preto. Meu cão Brutus começou a latir. O homem ficou parado na porta. Disse Watson que uma roda de sua carruagem havia se quebrado. Mamãe convidou o desconhecido para entrar. Ele deu um sorriso largo, estranho.

Talvez eu estivesse com sono, mas quando ele passou diante do espelho, ele não apareceu. Mamãe ofereceu chá ao estrangeiro. Ele disso que seu nome era Drácula e que morava num lugar chama Transilvânia. E dá dormir com tudo isso? Escreve.

Edgard

 

2 -A frase "mamãe ofereceu chá ao estrangeiro" também poderia ser escrita da seguinte forma: mamãe ofereceu chá

(A) a seu visitante.

(B) ao visitante dele.

(C) a meu visitante.

(D) a ela.

Leituras

 

Não, não te recomendo a leitura de Joaquim Manuel de Macedo ou de José de Alencar. Que ideia foi essa do teu professor? Para que havias tu de os ler, se tua avozinha já os leu? E todas as lágrimas que ela chorou, quando era moça como tu, pelos amores de Ceci e da Moreninha ficaram fazendo parte do teu ser, para sempre. Como vês, minha filha, a hereditariedade nos poupa muito trabalho.

QUINTANA, Mário. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 239.

 

3 - No fragmento "E todas as lágrimas que ela chorou", a expressão destacada refere-se à

A) avozinha.

B) Ceci.

C) Moreninha.

D) filha.

 

 

(SAERS). Leia o texto abaixo.

 

Pra dar no pé

Pedro Antônio de Oliveira

 

Da varanda lá de casa, eu a avistava: linda, exuberante e charmosa. Nela moravam: bem-te-vi, pintassilgo, pombo, juriti, marimbondo e formiga alpinista. Papagaio de seda também!

Desses do mês de julho que, em vez de ficar requebrando no céu, decidem embaraçar a rabiola nos galhos mais altos e ficar por ali mesmo. Teve um que gostou tanto de morar na árvore que nunca mais foi embora.

No meio do ano, começavam a aparecer pequenas flores naquele pé de manga. Os frutos só chegavam em meados de dezembro. As chuvas do fim de tarde, muitas vezes, aprontavam: jogavam no chão as suculentas frutas. Umas se esborrachavam feio na lama. A dona Tina, na manhã seguinte, distribuía tudo entre a vizinhança. Era bom...

Revista CHC, n. 197, p.19, dez. 2008. Fragmento.

 

4 - Na frase "Da varanda lá de casa, eu a avistava: linda, exuberante e charmosa.", o pronome destacado se refere à

A) árvore frutífera.

B) casa do narrador.

C) varanda da casa.

D) rabiola do papagaio.

 

 Leia o texto abaixo e responda.

O ASNO, O LEÃO E RAPOSA

 

O Asno e a Raposa, tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe, quando encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada. Diante do compromisso assumido pelo Leão, a Raposa atraiu o Asno até uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro.

O Leão, vendo que o Asno já estava assegurado, atacou a Raposa e, quando achou mais conveniente, atacou o Asno.

Fábula de Esopo.

 

5 - O dito popular que melhor define a mensagem desse texto é:

A) "Quem com ferro fere com ferro será ferido.".

B) "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.".

C) "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.".

D) "Em terra de cego, quem tem um olho é rei.".

 

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(SEAPE). Leia o texto abaixo.

TÊNIS

A titia

Borda e espia

O gato branco, enroscado

No feltro verde da mesa

E acordado,

Com certeza.

 

Um novelo

Cai. E, ao vê-lo,

O gato bate na bola

E a bola, branca de neve,

Pula e rola,

Fofa e leve...

 

Silenciosa,

Vagarosa,

– uma, duas angolinhas...

A bola solta uma lenta,

Longa linha

Que se aumenta.

 

Pouco a pouco,

No mais louco

Desnorteante corrupio (giro)

A bola desaparece.

Mas o fio

Cresce... cresce...

ALMEIDA, Guilherme de. Poemas para a infância. Henriqueta Lisboa. Rio de Janeiro: Edijovem. p.28.

 

6 - De acordo com esse texto, o que acontece com o novelo, quando ele cai?

A) Ele bate numa bola branca.

B) Ele fica enroscado na mesa.

C) O gato bate nele, e o novelo rola.

D) O gato o enrola em outra linha.

 

Leia o texto e responda às questões.

 

Por que algumas aves voam em bando formando um V?

 

      Elas parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em "V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é observada com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.

      Há duas explicações para a escolha dessa formação de voo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, a resistência do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.

      Essa é a primeira explicação para o voo em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de voo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do voo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo. Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o voo em "V" favorável para algumas aves.

 

(NACINOVIC, Jorge Bruno, Por que algumas aves... Ciência Hoje das Crianças,

Rio de Janeiro, n. 150, set. 2004.)

 

7 -Bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum

 

A) o objetivo de economizar energia.

B) a necessidade de ter um bom campo de visão.

C) a preferência por voos longos.

D) a substituição permanente do líder.

E) o objetivo de não ficarem isolados.

 

8 - Segundo o texto, as aves poupam energia voando em "V" porque

 

A) são beneficiadas pelo deslocamento do ar causado pelas aves da frente.

B) podem se ajudar mutuamente durante longos percursos.

C) podem obter melhor controle visual do deslocamento.

D) têm o instinto de sempre seguir o líder do bando em seu itinerário.

E) se acostumaram a voar assim.

 

 

9 - Pode-se afirmar que o texto

 

A) conta uma história curiosa e divertida sobre pássaros.

B) defende uma ideia sobre uma questão científica.

C) explica os movimentos das aves com base em informações científicas.

D) noticia uma descoberta científica ultrapassada sobre o voo das aves.

E) mostra uma hipótese de que voar em V pode ser melhor para os aviões.

 

10 - O texto tem como tema um aspecto particular da vida de algumas aves:

 

A) a economia de energia.

B) o modo de voar.

C) a semelhança entre elas e os aviões.

D) o formato das asas.

E) voam assim por serem parecidas.

 

11 - "Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando."

Com base no texto, conclui-se que o líder é substituído constantemente porque essa posição...

 

A) é cobiçada por todas as aves do bando.

B) é a mais importante do grupo.

C) é só para lideres.

D) proporciona melhor controle visual.

E) consome muito mais energia.

 

12 - Indique a forma verbal que não alteraria o aspecto de durabilidade no passado e o sentido expresso pela locução grifada neste enunciado do texto:

"Tão comodamente que eu estava lendo...".

A) lera

B) lia

C) leio

D) leria

E) li

 

13 - Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais destacadas:

"Ao chegar na fazenda, esperava que já tivesse terminado a festa".

A)      futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo

B)      infinitivo, presente do subjuntivo

C)      futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo

D)      infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo

E)      infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo

 

 

No Meio do Caminho

Carlos Drummond de Andrade

 

 

 No meio do caminho tinha uma pedra

 

Tinha uma pedra no meio do caminho

Tinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra

 

Nunca me esquecerei desse acontecimento

Na vida de minhas retinas tão fatigadas

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

Tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra.

 

14. Essa pedra no meio do caminho só não pode ser:

   A – desânimo                                    D – fraqueza             

   B – entusiasmo                      

   C – tristeza                                        E – problemas

 

   15. O "caminho", nesse poema de Drummond, é uma metáfora

 

   A – da encruzilhada                               D – da vida          

   B – da estrada              

   C – do campo                                       E – do tempo

 

  16. Sabe-se que, pela gramática normativa, deveria ser usado o verbo "havia" no lugar de "tinha". Drummond escolheu o verbo "ter"

 

   A – porque seu vocabulário é restrito.                    

   B – pois achou mais fácil assim.

   C – já que a palavra "havia" estaria mal empregada.

   D – intencionalmente.

   E – N.D.A.

   

17. A repetição de palavras, nesse poema,

   A – demonstra falta de conhecimento linguístico                          

   B – mostra despreparo

   C – cria a força poética da poesia.                                                 

   D – deixa o poema menos interessante.

   E – N. D. A. 

Leia o texto abaixo.

 

POP II – PARCERIAS COM PAVAROTTI

 

Os duetos de Luciano Pavarotti (1935-2007) já são um clássico do pop artístico mundial. Mas é a primeira vez que eles saem juntos e revelam momentos preciosos em interpretações díspares, sim, mas sempre interessantes. De Elton John a Bono, passando por Eurythmics e Frank Sinatra (com quem canta My Way), a voz dos outros digladia-se com o espantoso alcance da de Pavarotti. "Sua voz clara e original foi um modelo para os tenores do pós-guerra", escreve o New York Times, "em performances carismáticas", afi rma a BBC.

Pavarotti – The Duets, Luciano Pavarotti, Eric Clapton, Bono, Elton John e Sting entre outros.

Revista da Semana, nº 46. São Paulo: Editora Abril,

novembro 2008. p 21.

 

18 - No trecho "(com quem canta My Way)", a expressão destacada refere-se a

A) Elton John.

B) Bono.

C) Eurythmics.

D) Frank Sinatra.

E) NDA

Leia o texto para responder a questão abaixo:

 

Linguagem Publicitária

 

[...]

Ao contrário do panorama caótico do mundo apresentado nos noticiários dos jornais, a mensagem publicitária cria e exibe um mundo perfeito e ideal [...] Tudo são luzes, calor e encanto, numa beleza perfeita e não perecível.

[...]

Como bem definiu certa vez um gerente de uma grande agência francesa, publicidade é "encontrar algo de extraordinário para falar sobre coisas banais".

[...]

CARVALHO, Nelly de. A linguagem da sedução.São Paulo: Ática, 1996.In: CEREJA,William Roberto e MAGALHÃES, Thereza. Português Linguagens. São Paulo: Atual, 2006.

 

19 - No trecho "Ao contrário do panorama caótico do mundo apresentado nos noticiários dos jornais, a mensagem publicitária cria e exibe um mundo perfeito e ideal [...]", a palavra destacada está no mesmo campo de significado de

(A) confuso.

(B) perfeito.

(C) ideal.

(D) encanto.

E) NDA

 

 

 

1C 2 A  3A 4 A 5 A 6C  7B  8A  9C  10B 11E 12B 13D  14A  15D  16D 17C 18D 19 A

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