sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Interpretação de poemas

PENSO E PASSO



quando penso

que uma palavra

pode mudar tudo

não fico mudo

MUDO



quando penso

que um passo

descobre um mundo

não paro

PASSO



e assim que

passo e mudo

um novo mundo nasce

na palavra que penso.



(Alice Ruiz)



01. A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos:

(A) transformar / transformar.

(B) deficiência na fala / silencioso.

(C) calado / silencioso.

(D) calado / transformar.



02-Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:

(A) andar.

(B) ultrapassar.

(C) passagem.

(D) espaço.

 

03-Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":

(A) Transformação da realidade.

(B) Surgimento de outro mundo.

(C) Nova geração aparece.

(D) Tudo é passageiro.



04-Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:

(A) Ele é revoltado.

(B) Ele é revolucionário.

(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.

(D) Ele não tem mais esperanças.



05-Aponte a ideia que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:

(A) causa.

(B) tempo.

(C) consequência.

(D) condição.

 

Canção do Exílio B

Um dia segui viagem

sem olhar sobre o meu ombro.

 

Não vi terras de passagem

Não vi glórias nem escombros.

 

Guardei no fundo da mala

um raminho de alecrim.

 

Apaguei a luz da sala

que ainda brilhava por mim.

 

Fechei a porta da rua

a chave joguei no mar.

 

Andei tanto nesta rua

que já não sei mais voltar.

 

José Paulo Paes



1. Pela leitura do poema, qual das alternativas abaixo pode representar melhor o eu lírico?

a) Um soldado de guerra.

b) Um peregrino.

c) Um poeta.

d) Um aventureiro de esporte.

 

2. Quantos versos e quantas estrofes tem o poema?

_______________________________________



3. O eu lírico revela que guardou "um raminho de alecrim". Pelo contexto, é possível concluir que tal fato foi realizado para que durante sua viagem ele tivesse

a) saúde.

b) prosperidade.

c) sorte.

d) longevidade.



4. A expressão usada pelo eu lírico "sem olhar sobre o meu ombro" significa que ele

a) desejava sorte a qualquer custo durante sua viagem.

b) não estava desejando voltar para sua casa tão cedo.

c) estava orgulhoso e desprezava o que estava a sua volta.

d) permanecia com medo, pois tudo parecia novo para ele.



5. Localize o verso do poema que revela que alguém se preocupava com ele.

________________________________________



6. É possível concluir que o eu lírico não tinha planos de voltar para casa. Localize o verso que comprova tal fato.

________________________________________

 

7. Os poemas geralmente apresentam expressões associadas aos sentidos: à visão, à audição, ao olfato, ao paladar ou ao tato, isso é um figura de linguagem chamada sinestesia. Qual desses sentidos predomina no poema "Canção do Exílio"?

________________________________________



8. Ao final do poema, é possível concluir que o eu lírico se sentiu

a) guiado.

b) confuso.

c) levado.

d) sólito.



1D / 2B / 3A / 4C / 5B

 

1B / 2. Seis estrofes e doze versos. / 3C / 4C / 5. "que ainda brilhava por mim." / 6. "a chave joguei no mar." / 7 a visão  8 B.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário